Aquele que, na minha opinião, foi o pior presidente dos E.U.A. de que tenho memória (confesso que a minha memória só vai até Reagan), prepara-se para deixar o país numa situação desastrosa em termos internos, com uma economia em recessão e um défice astronómico. Em termos de política externa a situação não é melhor, pois apesar de existirem melhorias no terreno, o Iraque está longe de se estabilizar como nação e o médio oriente é hoje uma zona tão ou mais insegura que era há quatro anos.
O orçamento federal para 2009 reflecte na sua essência aquilo que sempre foram as prioridades desta presidência: aumento dos gastos na defesa (Halliburton e Dick Cheney, anyone?) e cortes na saúde, educação e justiça. Com a preciosa ajuda do Sr. Bernanke, que tenta adiar o mais possível a recessão económica para 2009, constituirá, em caso de aprovação pelo Senado, um presente envenenado para o próximo presidente (seja ele(a) Democrata ou Republicano), ao melhor estilo "quem vier de seguida que feche a porta". Um autêntico desastre...
"President George W. Bush sent Congress a $3.1 trillion federal budget that trims Medicare and health care programs, boosts military spending and projects the deficit this year and next will hit near-record levels.
The spending blueprint for fiscal 2009 is the biggest ever. It would slow the rate of growth in spending for entitlement programs such as Medicare for savings of $208 billion over five years. Pentagon spending would rise 7.5 percent to $515 billion, the 11th consecutive year of increases. Programs in the departments of education, interior, transportation, justice and agriculture would be reduced."
(Fonte: Bloomberg)
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008
Prioridades
Publicado por
Anónimo
às
16:47
0
comentários
Etiquetas: Internacional
domingo, 3 de fevereiro de 2008
Regresso à normalidade
Publicado por
Anónimo
às
14:25
0
comentários
Etiquetas: Futebol
Será que tem alguma coisa a ver com as declarações de Marinho Pinto?
Há muito tempo que não via jornalismo de investigação a este nível no Público, que acaba por ter uma semana em cheio. Só tenho a enaltecer tamanha produtividade de Telmo Correia, 300 despachos são obra! Gostava de saber também como se terão portado outros ministros (para além das 60 mil cópias do ex-ministro Paulo Portas).
"O deputado do CDS-PP Telmo Correia assinou cerca de três centenas de despachos como ministro do Turismo na madrugada do dia em que o novo executivo, liderado por José Sócrates, foi empossado no Palácio da Ajuda. Apesar de estar em gestão corrente, o ex-ministro do Governo de Santana Lopes fez uma verdadeira maratona que quase não lhe deu tempo para se inteirar do que estava a assinar à pressa, após ter passado mais de uma dezena de dias sem ir ao Ministério do Turismo."
(Fonte: Público)
Adenda: Parece que esta notícia assustou o pessoal ali para os lados da Rua de São Caetano."É melhor não levantar muitas ondas senão como isto anda ainda sobra para nós", terão pensado os deputados...
Publicado por
Anónimo
às
14:14
0
comentários
sábado, 2 de fevereiro de 2008
Sócrates
"De acordo com a TSF-online, José Sócrates considerou a notícia do Público "um insulto e um ataque pessoal e político", embora não esclareça se vai ou não processar o jornal.
Ou, de facto, o Público e o jornalista José António Cerejo, autor da referida notícia, estão a fazer passar uma campanha de denegrimento da imagem do Primeiro-Ministro, em relação a um período pouco claro da sua vida enquanto profissional e engenheiro-técnico inscrito na Câmara da Covilhã e aproveitando o "élan" dado pelas dúvidas colocadas primeiramente à forma como concluiu a sua licenciatura,
- o que, nesse caso, dará a José Sócrates toda a base legal que precisa para avançar com um processo-crime, por difamação, contra o jornal, da mesma forma que o fez contra António Balbino Caldeira, que era tão só autor de um blogue, e não um jornalista de um meio de comunicação com a magnitude do Público -
ou, então, decide não processar, e, atentando à sua conduta em situação semelhante no passado recente, e à coerência com o exemplo de Balbino Caldeira, essa atitude terá forçosamente que ser interpretada como prova da veracidade da notícia.
Seja como for, a bem da verdade, e para que se dissipem, de uma vez por todas, as dúvidas acerca do percurso profissional e académico do Primeiro-Ministro, creio que a única e mais fácil solução para este problema, que afecta a credibilidade de José Sócrates como chefe de estado, passa sem dúvida por esclarecer tudo diante de um tribunal, de forma a possibilitar, às autoridades competentes, fazer-se uma investigação a fundo acerca de um período pouco claro na vida do cidadão José Sócrates, enquanto funcionário contratado da Câmara Municipal da Covilhã."
(via Café Puro Arábica)
Publicado por
Anónimo
às
16:48
4
comentários
Etiquetas: Blogosfera, País, Política
Faits divers
Para quem não reparou (a forte maioria dos cidadãos que não perde tanto tempo como eu a ler a blogosfera), nos tempos mais recentes tem-se desenvolvido aparentemente um processo de bipolarização da sociedade nacional (mesmo que para a maioria dos cidadãos este facto lhes seja totalmente indiferente), classificando-nos em duas categorias distintas (sem perguntar, claro está). Daí que eu lhe pergunte, caro leitor: em que lado se enquadra?
1) Marialvas monárquicos, ditatoriais, racistas e nacionalistas (com um gosto especial por touradas e catolicismo).
2) Plebes republicanas, totalitaristas, jacobinas e de estrema-esquerda (com um gosto especial por keffiyehs e vegetarianismo).
Uma vez que não me passa pela cabeça substituir o nosso Presidente Cavaco Silva por D. Duarte Pio, assumo que o meu lugar deverá ser na categoria 2. Por acaso até ja tenho um lenço árabe que os meus pais me trouxeram aquando da sua visita a Israel, agora só me falta apoiar Fidel Castro e descobrir para que lado é que fica Meca...
Publicado por
Anónimo
às
16:18
2
comentários
Etiquetas: Blogosfera
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008
Agora que o fim de semana se aproxima...

E este dia está a chegar ao fim já podemos dar "o" rebuçado a todos os monárquicos ressabiados de alguma blogosfera portuguesa, que andaram por aí a antecipar o Carnaval...
Publicado por
Anónimo
às
19:48
0
comentários
Mas quem é que planeia estas coisas?
A partir de 1 de Fevereiro o Metro Transportes do Sul, no que respeita ao troço Pragal-Universidade, passou a efectuar circulações com uma frequência de 10 em 10 minutos nas horas de ponta (7h05/9h25 e 17h00/20h00) e 20 em 20 minutos no resto do dia. Isto corresponde a metade das frequências verificada até à data. Dou de barato que reduzam a frequência das circulações se não for rentável (embora com relutância...), agora o que é mais caricato é a articulação entre os dois modos ferroviários (MTS e Fertagus):
O horário dos comboios da Fertagus no Pragal é igual quer no sentido Lisboa quer no sentido Setúbal, com partidas às :19, :39 e :59. O MST, fora das horas de ponta, sai da Universidade às :15, :35 e :55, com um tempo de percurso de cerca de 6-7 minutos. Fazendo umas contas rápidas, dá para perceber que apanhar o MST na Universidade fora das horas de ponta permite chegar ao Pragal mesmo a tempo de ver partir o comboio, e também a correspodente espera de 17 minutos...
Estando o horário dos comboios afixado em vários locais bem visíveis (portanto a empresa MTS não pode alegar desconhecimento do horário da Fertagus), bastaria ao MTS alterar as suas partidas em cerca de 5 minutos (o que me parece perfeitamente exequível) para que a situação se resolva. Daí a minha questão:
SERÁ POSSÍVEL NÃO TEREM TIDO ESTE PEQUENO PORMENOR EM CONTA AQUANDO DA ELABORAÇÃO DOS HORÁRIOS DE CIRCULAÇÃO DO MTS???
Adenda: Recebi a tradicional resposta automática, o que é claramente insuficiente...
Exmo. Sr. Pedro Gomes,
Acusamos a recepção da sua mensagem, que desde já agradecemos e que mereceu a nossa melhor atenção.
Sob o assunto em apreço, informamos que teremos a sua sugestão em consideração, no entanto a curto prazo não estão previstas alterações aos horários em vigor.
Desejando ter contribuído para uma melhor informação, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.
Departamento Comercial
Apoio ao Cliente
Adenda2: A insistência resultou e já desde hoje a coordenação entre o comboio Fertagus e as vindas e saídas da Universidade fora dos períodos de ponta passou a existir. Por vezes vale a pena reclamar.
Publicado por
Anónimo
às
15:51
5
comentários
Etiquetas: País
Nós temos a maior árvore de Natal do Mundo, mas estes gajos são muito à frente...

It's the Ryugyong Hotel in North Korea, where the world's 22nd largest skyscraper has been vacant for two decades and is likely to stay that way ... forever.
Publicado por
Anónimo
às
11:05
0
comentários
Etiquetas: Coisas bonitas
Uma boa notícia
O Governo aprovou esta quinta-feira que um Decreto-Lei que vem reforçar os direitos dos consumidores, estabelecendo uma proibição geral única das práticas comerciais desleais que distorcem o comportamento económico.
Via Agência Financeira
Uma boa notícia para o consumidor que se sente enganado - é bom ver que o governo está atento a isto.
Actualmente é prática comum campanhas publicitárias agressivas que, mesmo não podendo ser legalmente consideradas "enganosas", são muitas vezes de ética condenável, pois indiciam claramente em erro o consumidor final.
Resta saber como é que as empresas no geral (publicitárias em particular) irão reagir a isto, pois é sabido que geralmente arranjam forma de dar a volta ao texto.
Publicado por
Henrique Gomes
às
10:55
0
comentários
Dois momentos televisivos...
De excelente qualidade: a Grande Entrevista com o Bastonário Marinho Pinto, e o Negócios da Semana com José da Silva Lopes, Presidente do Montepio.
Publicado por
Anónimo
às
00:46
0
comentários
Etiquetas: País



