segunda-feira, 28 de abril de 2008

Ridículo

Não sei qual destas notícias cobrirá mais o nosso país de ridículo: a junta de freguesia da Ericeira ter sido multada pela ASAE por utilizar óleos reciclados para mover os carros do lixo em vez de combustíveis fósseis, ou a esquadra da PSP de Moscavide ter sido invadida por um grupo que agrediu um jovem de 20 anos que apresentava queixa perante o único polícia de serviço no local...

Indie Lisboa 2008



Espero não ficar pela temática "Chick film"...


Adenda: gostei bastante destes dois filmes (mais do segundo, confesso...)

domingo, 27 de abril de 2008

Quem é amigo quem é?

Gostava de ouvir as reacções dos lampiões e dos lagartos à vitória esmagadora do FC Porto em Guimarães... É que esta semana, ali para os lados da 2ª circular, não ouvi outra coisa que não fosse as queixinhas de que o resultado estaria previamente combinado entre Porto e Guimarães... Vê-se mesmo que ao fim destes anos todos ainda não aprenderam nada sobre o adversário do norte.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 de Abril

Thomas Jefferson uma vez disse "A árvore da liberdade deve ser de tempos em tempos regada com o sangue de patriotas" (ou qualquer coisa parecida). Eu acredito piamente nisso, acredito no conceito de pátria, da nossa identidade como povo. Infelizmente quer a direita como a esquerda dão conotações erradas a esse termo...
Grande parte dos problemas que temos hoje advêm de falta de consciência cívica visto que a população tem acesso a certos direitos que antes não existiam e que não lhes custou nada a adquirir.
Esta é a minha perspectiva, damos mais valor aquilo que nos custou a ganhar (em particular quando nos vai ao pêlo).
Apesar de a ditadura que tivemos ter sido ligeira quando comparada com outras que existiram no mesmo período, mesmo assim ela custou às gerações que nos antecederam. Daí eles se preocuparem mais com o poderem votar livremente do que com a roupa que vestiam.

PS: Sabiam que uma das razões principais para o 25 de Abril ter ocorrido foi a oposição dos elementos dos quadros permanentes do exército à passagem dos oficiais milicianos para os quadros? É engraçado que essa parte da história tende a ser esquecida pelos jornais nesta data. Realmente o vencedor é que escreve a história...

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Ozono troposférico e mortalidade

Normalmente associamos a presença de ozono na atmosfera a algo positivo, nomeadamente a famosa camada de ozono que nos protege das radiações ultra-violetas. Contudo, ao nível da troposfera, o ozono é um poluente com impacto significativo na saúde humana (é o principal constituinte do smog fotoquímico). Dada a sua poderosa capacidade oxidante e a forma como afecta os sistemas respiratórios de grupos sensíveis, pode em casos extremos levar à morte prematura, sobretudo se os padrões de qualidade do ar definidos pelas autoridades para este poluente não são suficientes para garantir a saúde pública:

"Short-term exposure to current levels of ozone in many areas is likely to contribute to premature deaths, says a new National Research Council report, which adds that the evidence is strong enough that the U.S. Environmental Protection Agency should include ozone-related mortality in health-benefit analyses related to future ozone standards. The committee that wrote the report was not asked to consider how evidence has been used by EPA to set ozone standards, including the new public health standard set by the agency in March.

Ozone, a key component of smog, can cause respiratory problems and other health effects. In addition, evidence of a relationship between short-term -- less than 24 hours -- exposure to ozone and mortality has been mounting, but interpretations of the evidence have differed, prompting EPA to request the Research Council report. In particular, the agency asked the committee to analyze the ozone-mortality link and assess methods for assigning a monetary value to lives saved for the health-benefits assessments."

Artigo completo aqui.

Uma volta de 360 graus (II)


Já o disse anteriormente e repito-o: não gosto da postura de José Sócrates como primeiro-Ministro. Acho-o arrogante e demasiado agarrado a medidas tipo "show-off", mas de uma coisa não tenho dúvidas: esta governo PS está a ser, de longe, muito melhor do que o governo PSD/PP liderado por Santana Lopes. Mesmo tendo em conta que este teve o handicap de nunca dispor de uma verdadeira legitimidade pelo voto popular, pois "herdou" um governo vindo de Durão Barroso.

Não deixa de ser irónico se Santana Lopes se tornar o próximo líder do PSD, juntando-se a Paulo Portas no PP. Conseguiremos ter a fantástica proeza de, nos partidos à direita, depois de uma estrondosa derrota eleitoral, se resolver tudo com uma bela volta de 360º. Só provará, no fundo, que a direita em Portugal não aprendeu mesmo nada... Bem sei que em política "há muita falta de memória", mas não tomemos os Portugueses por tolos.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Uma volta de 360 graus

Notável, a capacidade do Governo PS aplicar um novo Código do Trabalho que há cinco anos atrás tinha sido tão criticado pelo mesmo partido, aquando da sua passagem pela oposição. Será isto o que Mário Soares queria dizer quando falava em "meter o socialismo na gaveta"?

Ainda o PSD

Espero não voltar a retomar este assunto, pois acho que já dediquei posts suficientes a ele, mas não posso deixar passar em branco estes dois pontos:

1. O PSD, de acordo com os "notáveis" do partido, prepara-se para substituir LFM por MFL;


2. JPP, que criticou o inenarrável Luís Delgado de "tratar os militantes do PSD, as "bases" que, segundo ele, Menezes e Santana controlam, como o sr. Joãozinho das Perdizes tratava os "eleitores de Pinchões"", acaba por se sair com uma tirada do melhor logo de seguida: "(...)não adianta avançar com grandes arroubos programáticos porque pura e simplesmente ninguém os percebe, nem os ouve, nem os faz.". Gostei.

terça-feira, 22 de abril de 2008

O Padre voador

Há malucos para tudo, mas esta história até daria vontade de rir se não fosse o seu (provavelmente) trágico fim ...




"O padre brasileiro Adelir Carli desapareceu no domingo, no Estado do Paraná, pendurado em mil balões, escreve o site Globo. O religioso queria voar durante 20 horas, mas o mau tempo levou-o em direcção ao mar de Santa Catarina. As buscas aéreas e marítimas concentram-se a cerca de 30 quilómetros da costa, na aérea onde o padre terá feito o último contacto."

Agora o que me deixa realmente perplexo é que o homem só aos 5 km de altitude é que se lembrou que não sabia usar o GPS!

"Preciso de entrar em contacto com o pessoal, para que eles me ensinem a mexer no GPS, para dar as coordenadas de latitude e longitude, que é a única forma de alguém em terra poder saber onde estou"

É hoje




segunda-feira, 21 de abril de 2008

Sou só eu...

Que acho que a sala de fumadores do El Corte Inglés parece mesmo um jaula de zoo para os mais voyeuristas? Só falta mesmo um cartaz a dizer "Por favor não alimente os fumadores"...

domingo, 20 de abril de 2008

Boicote aos jogos olímpicos da China


Bem sei que o portador deste cartaz terá escrito a mensagem com a melhor das intenções, mas seria interessante que o anónimo manifestante começasse por estudar a matéria um pouco melhor. Vá lá, ao menos sabe que a Alemanha Nazi existiu e não foi mito...

Foto tirada daqui.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Vamos a despachar, que vai começar a bola e eu quero ver!


Para ajudar á festa, o Secretário-Geral do PSD Ribau Esteves veio admitir a possibilidade de uma recandidatura de Luís Filipe Menezes e também explicar porque é que as directas foram marcadas já para daqui a 1 mês, um prazo manifestamente curto para o surgimento de candidaturas alternativas. Destaco esta pérola:

(...)«É preciso um equilíbrio (...) para não gastarmos tempo de mais, porque o partido está numa situação em que tem de arrumar [a situação] bem e o mais depressa possível. Não podemos deixar que se arraste o tempo. Em Junho queremos estar todos a apoiar solidariamente a selecção nacional de futebol».


Até parece que o lugar tem mel...

Na sequência da notícia do abandono de Meneses, já vai surgindo uma lista interminável de proto-candidatos à liderança do PSD. Dá para identificar quatro tipos distintos:

1. Os habituais, que estavam à espera que o partido batesse no fundo em 2009 para então avançarem e que se vão ter de chegar à frente antes do seu tempo: Marcelo Rebelo de Sousa, Manuela Ferreira Leite, Rui Rio, António Capucho

2. Santana Lopes, a jogar por fora mas com o sonho de se tornar o Berlusconi de Portugal

3. Os que pensam que podem ser candidatos, só porque o seu nome surge em alguma blogosfera* : Pedro Passos Coelho, Aguiar Branco

4. E o D. Sebastião acabadinho de aterrar vindo da Goldman Sachs para salvar o PSD: António Borges

Feliz anda Pacheco Pereira, com o seu frenesim de postas no Abrupto...


* Em relação a isto, aproveito aqui para deixar esta pérola de Manuel Pinheiro:
"Na blogosfera, tem imensa piada ouvir as explicações do Derby County sobre o que o Arsenal ou o Liverpool deveriam ter feito ou passar a fazer para disputar o campeonato ao Chelsea ou Manchester United. Como diriam os fedorentos, falam, falam, falam..."



Adenda: Aparentemente já surgiram mais dois proto-candidatos à liderança do PSD: Neto da Silva e pasme-se, Alberto João Jardim!

Quem se meter com o PS(D), leva!


Há quem não aprenda, e ao que parece poderá tratar-se de um plano de LFM apara se re-candidatar ao cargo...

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Serviço Público de Investigação

"Merck Wrote Drug Studies for Doctors

By STEPHANIE SAUL

The drug maker Merck drafted dozens of research studies for a best-selling drug, then lined up prestigious doctors to put their names on the reports before publication, according to an article to be published Wednesday in a leading medical journal.

The article, based on documents unearthed in lawsuits over the pain drug Vioxx, provides a rare, detailed look in the industry practice of ghostwriting medical research studies that are then published in academic journals.

The article cited one draft of a Vioxx research study that was still in want of a big-name researcher, identifying the lead writer only as “External author?”

Vioxx was a best-selling drug before Merck took it off the market in 2004 over evidence linking it to heart attacks. Last fall, the company agreed to a $4.85 billion settlement to resolve tens of thousands of lawsuits filed by former Vioxx patients or their families.

(...) “It almost calls into question all legitimate research that’s been conducted by the pharmaceutical industry with the academic physician,” said Dr. Ross, whose article, written with colleagues, was published Wednesday in JAMA, The Journal of the American Medical Association. and posted Tuesday on the journal’s Web site.

Merck acknowledged on Tuesday that it sometimes hired outside medical writers to draft research reports before handing them over to the doctors whose names eventually appear on the publication. But the company disputed the article’s conclusion that the authors do little of the actual research or analysis.

(...) In an editorial, JAMA said the analysis showed that Merck had apparently manipulated dozens of publications to promote Vioxx."

Notícia completa aqui.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Bento XVI adepto de desportos radicais?

Se tiver tanto jeito para a coisa como eu, o resultado não vai ser nada bonito de ver...


"Papa já tem um skate oficial à sua espera em Nova Iorque

O Papa iniciou hoje a sua primeira visita oficial aos Estados Unidos da América (EUA). À espera de Bento XVI estará George W. Bush e a sua mulher, a presidência da Conferência Episcopal dos EUA e também um presente, no mínimo, “sui generis”: um skate.

A ideia de presentear o representante máximo da igreja católica com um skate surgiu da iniciativa de um sacerdote nova-iorquino da igreja de Santa Elisabete, em Washington, Peter Pomposello, que, de vez em quando, também faz o gosto aos pés em cima de uma tábua com rodinhas (...)

(...) O reverendo pretende oferecer a prenda a Bento XVI na altura em que este estiver em Nova Iorque, entre 18 e 20 de Abril. Não é a primeira vez que um Papa entra em contacto com a cultura urbana. João Paulo II já havia abençoado no Vaticano um grupo de “break-dance”.

(Notícia completa aqui)

Leitura de Cabeceira (IV)


É notável a clareza de escrita de Tom Holland. A leitura deste livro é algo que considero obrigatório, para que se perceba que, nestes anos todos, a natureza Humana pouco tem mudado ao longo da História. O que assistimos hoje já foi visto e revisto.

Como ignorar os paralelismos evidentes entre a super potência da altura (benévola na sua essência, multicultural, burocrática e global) com a super potência de hoje? Quem nos garante que daqui a 2500 anos, aqueles que hoje consideramos como terroristas sejam glorificados como heróis em nome de uma ideologia social e religiosa que hoje em dia poucos de nós podem racionalmente defender, mas que acabará também por ver chegar o seu fim, tal como a invencível Pérsia?

segunda-feira, 14 de abril de 2008

O meu bilhete já cá canta

Vale a pena ler


Perdido o pudor fica o poder

"A maior parte do sector privado lusitano só quer e, se calhar, só pode subsistir associado à tutela estatal e não tem pejo em subordinar-se aos operadores puramente políticos, abandonando a evolução de culturas de empresas inovadoras desenvolvidas por gestores profissionais que pusessem, finalmente, o mercado a funcionar em Portugal. No curto prazo, este hesitante sector privado nascido dos cravos de Abril parece ver mais ganhos incorporando governos em si próprio do que emancipando-se de tutelas constrangedoras. Claro que daqui para a frente não haverá concurso que a Mota-Engil ganhe (ou perca) onde não se detecte a impressão digital de Jorge Coelho e não se fique com a sensação de que o mercado não está a funcionar."

Mário Crespo, hoje no Jornal de Notícias

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Em Defesa da Reserva Ecológica Nacional (REN )


Ex.mo Senhor Presidente da República


A Reserva Ecológica Nacional (REN) tem sido considerada um instrumento fundamental no Ordenamento do Território, pelo seu papel na regulação do uso de áreas de elevada sensibilidade do ponto de vista ambiental, fundamentais para o equilíbrio do território e para a segurança de pessoas e bens.

As recentes inundações na área da Grande Lisboa fizeram mostrar, mais uma vez, que o respeito pelo espírito da REN teria evitado perdas humanas e enormes prejuízos materiais.

Ainda assim, a legislação que define o regime jurídico da REN procura contribuir de forma decisiva para a salvaguarda da paisagem natural do país e para a limitação da construção em áreas do território de grande relevância ecológica, protegendo zonas envolventes das linhas de água, orlas costeiras, estuários e zonas húmidas, áreas de recarga de aquíferos e de prevenção de riscos naturais.

Pelo seu sentido de património nacional, este instrumento da política de ordenamento do território é vital para a protecção dos valores ambientais e deve manter-se sob responsabilidade do Ministério do Ambiente ou das suas instituições desconcentradas. O diploma que o Governo já anunciou pretender aprovar para revisão do regime jurídico da REN, confere competências para a sua delimitação aos Municípios, o que proporciona incompatibilidades, por ser conhecida a dependência dos Municípios e dos orçamentos municipais da necessidade de aprovar novos empreendimentos de cariz edificado.

Os signatários da presente Petição solicitam ao Senhor Presidente da República a sua intervenção para que seja rejeitada a municipalização da REN e para que qualquer revisão do regime jurídico da REN seja feita com base num prévio e amplo debate público, incompatível com o projecto de Decreto-Lei que aguarda aprovação pelo Governo.


Comigo, já vai em 1430 assinaturas. Assinem também e divulguem!

Bem apropriado para esta altura do ano fiscal





terça-feira, 8 de abril de 2008

Pôr o carro à frente dos bois

Ou a lógica da batata em que se pretende começar a casa pelo telhado... É uma das medidas a implementar, sem dúvida. Mas deverá ser conjugada com outras medidas tais como a reorganização da oferta de estacionamento tarifado na cidade de Lisboa, o aumento da fiscalização do estacionamento ilegal, a melhoria do desempenho ambiental de frotas cativas e o aumento da atractividade dos transportes colectivos, aumentando por exemplo o número de km em corredor BUS na cidade. Espero que a discussão acerca desta temática não se contenha apenas nesta medida, e que esta não seja mais uma questão de "lançar o barro à parede a ver se cola..."

"É crescente a tendência a favor da introdução de portagens em todas as entradas rodoviárias de Lisboa. Especialistas e responsáveis técnicos ou políticos reconhecem que é uma solução complicada, cuja entrada em funcionamento não pode ser para já, que precisa de estudos detalhados e negociações complexas. No entanto, já ninguém se opõe ao princípio da cobrança de portagens ou taxas nas entradas na capital como forma de estimular a opção do transporte colectivo em detrimento do individual e de estabelecer um sistema coerente e eficiente de mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa."

(Fonte: Diário Económico)

domingo, 6 de abril de 2008

Leitura de Cabeceira (III)


Lendo este livro, fica-se com a impressão que, caso exista uma cartilha pela qual todos os nossos aspirantes a governantes se guiem, esta obra estará certamente entre as leituras obrigatórias.
Uma obra actual ainda hoje, e que deu origem ao adágio popular "os fins justificam os meios". É também por isso que Maquiavel nunca tenha sido totalmente compreendido, pois a expressão "Maquiavélico" não passa de uma moderna distorção de conceito que pouca justiça faz à forma de pensamento do autor.

Ainda para mais contém como bónus mais de 700 anotações escritas por Napoleão Bonaparte himself . Um mimo!

Tri-campeões!




De cima para baixo e da esquerda para a direita: Helton, Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Fucile, Raul Meireles, Paulo Assunção, Lucho González, Quaresma, Lisandro López e Tarik Sektioui

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Mariano "Al-Sahaf" Gago

Lambram-se desta personagem?


"O ministro da Ciência e Ensino Superior está convencido de que quase não há licenciados desempregados em Portugal, mas não especificou se o trabalho que encontram em qualificado ou se tem relação com a área em que tiveram formação superior. Por "quase não há", entenda-se uma taxa de desemprego de 8,1%, ou 63 mil pessoas, segundo os últimos números do INE. Imagine-se se houvesse..."

A ditadura do automóvel

Ando eu a participar num Grupo de Trabalho criado especificamente para a elaboração de um Programa de Execução para os Planos de Melhoria da Qualidade do Ar para Lisboa e Vale do Tejo, e eis que se anuncia a construção de uma TTT com vertente rodoviária que trará diariamente para o centro de Lisboa cerca de 65 mi veículos adicionais... Ou acham mesmo que esta ponte vai desviar um tráfego significativo da 25 de Abril ou da Vasco da Gama?

Mais vias de tráfego conduzem no curtíssimo prazo (1 ano ou menos ) a uma melhoria efectiva das condições de circulação, mas no médio-longo prazo trazem apenas mais congestionamento, uma vez que um maior número de pessoas tenderá a utilizar o transporte individual devido ao aumento momentâneo da sua atractividade. Veja-se o exemplo do IC19 (cada vez mais faixas e mais trânsito) da radial de Benfica (no início muito prática para quem regressava da margem sul, agora está impossível em hora de ponta).

De resto o que muita gente não percebe é que é necessário reduzir o número de carros que entram diariamente em Lisboa devido aos movimentos pendulares casa-trabalho-casa, que têm um impacto brutal em termos económicos e de saúde pública. Isto tendo em conta que em média cada veícuo transporta 1,1 passageiros... uma média que nos deve deixar orgulhosos, concerteza.

Sobre este tema recomendo a leitura dos trabalhos do Britânico Phil Goodwin.

FêCêPê

Para o pessoal que anda por aí a esfregar as mãos de contente com a possibilidade eventual (repito: eventual, pois será necessário provar a culpa de algum responsável do clube) de o FC Porto:

  • Perder 6 pontos nesta época ou na próxima,
  • Descer de divisão,
  • Ver todos os seus títulos serem-lhe retirados desde a época de 1931/1932, inclusive Taças europeias e intercontinentais,
  • Ser irradiado do futebol nacional,

A esses só tenho um nome a dizer:

INOCÊNCIO CALABOTE.

Embrulhem!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Será que é desta que este louco sai do lugar?


"President Robert Mugabe's ruling party lost its parliamentary majority in Zimbabwe, election officials announced, as reports that he may relinquish his 28- year grip on power swept the country."


(Fonte: Bloomberg)


Será que é desta que o ditador de deixa o poder no Zimbabwe? Relembro alguns números referentes ao legado deste homem no antigo "celeiro de África": 80% de desemprego e 100.000% (!) de inflação anual... resta saber se o país, já sem Mugabe, conseguirá recuperar alguma da sua dignidade perdida.

Mas afinal quem é que anda a mentir?

Vi há pouco na SIC-N que afinal foi o Governo de Santana Lopes que prescindiu dos serviços da Goldman Sachs (e por arrasto do "D. Sebastião" do PSD António Borges), e não um qualquer Governo PS. Agora leio no Público que Álvaro Barreto, ex-ministro da Economia de Pedro Santana Lopes, afirmou que não rescindiu o contrato com a Goldman Sachs. Gostava de saber quem é que neste folhetim está a mentir. Alguém vai ficar muito mal na fotografia....