quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

E para acabar o ano em beleza



Curtis Mayfield - Superfly

Como vender carros em segunda mão

Muito bom, este anúncio da BMW:




(Via 31 da Armada)

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Postais de Viagem - Clermont Ferrand

E arredores... Lindíssimo.









segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

É fazer as contas...

Daniel Bessa quis poupar trabalho ao Governo e à oposição que temos. E concluiu que basta que cada Português contribua "apenas" com 1000€ por ano para endireitar as nossas contas públicas. Eu que gosto pouco de pagar os disparates dos outros vejo esta mensagem como um aviso de que é altura de arregaçar as mangas, deixar de estourar dinheiro em projectos inúteis como o novo aeroporto de Beja e resolver de vez os nossos problemas estruturais (consumir demais para o que se produz) ou então... continuar com a cabeça enfiada na areia. Mas suponho que chegará a altura em que o FMI e a UE se fartem de vez e nos acordem para a realidade...


"Dez mil milhões de euros/ano. Um número redondo, fácil de reter. É quanto, entre aumento de receitas e diminuição de despesas, o Estado Português tem de reduzir o seu défice anual. Não para o anular mas para o trazer para os 3% do PIB. Mil euros por português/ano, em média.

Pode fazê-lo de vários modos: subir a taxa máxima do IVA para 35% (e as outras proporcionalmente); subir a taxa máxima de IRS para 87% (e as outras proporcionalmente); reduzir em 47% os salários da função pública; privatizar 35% dos serviços públicos. Pode também proceder a qualquer combinação destas e de outras medidas, em doses variáveis: por exemplo, reduzir para metade o investimento público, fixar a taxa máxima de IVA em 23%, fixar a taxa máxima de IRS em 52%, privatizar ou encerrar 7,5% dos serviços, reduzir em 10% os salários dos restantes funcionários públicos.

A escolha da solução é política. Menos despesa? Mais impostos? E, neste caso, mais IVA, ou mais IRS? Tributar juros reais e ganhos reais de capital? Em qualquer caso, tudo junto, tem de chegar a 10.000.000.000 €/ano.

Acredito pouco em soluções gradualistas, que correm o risco de prolongar a agonia. Como em 1983/84, prefiro que o problema seja resolvido de uma vez; e que, a partir de então, tudo comece a melhorar."

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Boas festas para todos

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Vamos em frente, que o TGV e Alcochete são a solução

Cada vez que ouço na TV mais um anúncio de grandes obras públicas e de projectos estruturantes, de baixo investimento, e com evidentes benefícios para o país, até fico arrepiado:

"O investimento foi de 33 milhões de euros, os prazos derraparam e agora ficou claro que não há operadores interessados no aeroporto de Beja. Solução? Usar a estrutura para estacionar aviões inactivos. Quanto ao tráfego aéreo, talvez lá para 2014.

O aeroporto de Beja está praticamente pronto e a partir de agora o objectivo prioritário é saber que uso lhe pode ser dado. Esta é a conclusão que se pode retirar do Plano de Marketing do que passa a ser designado "Aeroporto do Alentejo"."


Mas gastem à vontade, caros governantes: enquanto houver dinheiro, é mesmo de o ir estourando, que afinal o Natal é quando um homem quiser. De preferência, ignorando os avisos de prudência.

Um dia é da caça, outro do caçador

É pura estatística: quando Guarin joga a titular, o Porto perde. Não tenho nada contra o jogador que até é esforçado, mas tem um pé-frio* desgraçado... Aparentemente só o nosso treinador Jesualdo é que ainda não se apercebeu desta tendência. No que interessa, o Benfica ganhou bem. Quando se adianta no marcador, o benfas é muito difícil de vencer. Então se o adversário for medroso...

PS: A ver se o Jesualdo não se lembra de voltar a inovar frente ao Arsenal. da última vez que se lembrou de colocar o Guarín a titular contra os bifes, o resultado não foi bonito.


*Toda vez que o pé-frio assistia o jogo com a turma, o time acabava perdendo o jogo.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A verdadeira razão por detrás da agressão a Berlusconi

Recebi esta por e-mail:

Chuck Norris. Da man :D

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

The Crisis of Credit Visualized

domingo, 13 de dezembro de 2009

Uns a quererem sair de Espanha, outros a quererem entrar

Para os Portugueses que volta e meia se lembram de querer ser espanhóis (não é propriamente o quererem ser espanhóis, mas sim o desejo de ter no bolso o aparente superavit de riqueza de nuestros hermanos...), atentem nos nossos vizinhos catalães: se boa parte dos povo espanhol gostaria de deixar de o ser, alguma razão terão. Eu pelo menos, quando vou às compras, evito os legumes a quem todos torcem o nariz. Às tantas estão mesmo fora de prazo, ou a puxar para o podre...

Adenda: Acabei de saber que o "sim" à independência da Catalunha ganhou com mais de 94% dos votos...

Postais de viagem - Barcelona

Parc Guell


La Pedrera


Casa Batlló


Candeeiro junto à Rambla



Hospital de Sant Pau

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Coisas que eu gostava de ter escrito

"(...)De acordo com o novo modelo, os imigrantes devem ser levados a adoptar a identidade própria de cada um dos Estados. Mas, em boa verdade, não se trata apenas de uma identidade cívica. Aquilo que se pretende é que os imigrantes aceitem os valores culturais específicos das comunidades políticas em que se integram e que estão plasmados na língua dominante, nas tradições e na própria lei. Do meu ponto de vista, também esta estratégia integracionista está condenada ao fracasso. Tal como ninguém pode ser convertido à força a uma religião que não é a sua, também ninguém pode ser obrigado a integrar-se numa cultura dominante que não corresponde à sua identidade própria. Os cidadãos europeus ainda não perceberam que, depois do aumento das migrações para a Europa, a identidade do passado, fosse ela mais ou menos mítica, está para sempre perdida."

João Cardoso Rosas, hoje no i

domingo, 6 de dezembro de 2009

COP15 - Copenhaga


Começa amanhã a 15.ª Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas. Vamos ver se desta vez tanta fanfarra não cai em saco roto, e se de facto os EUA e a China vão efectivamente juntar os actos às palavras...

Terminadas las vacaciones...

Eis-me de volta ao blog. Aparentemente este espaço também tirou férias, tendo em conta os níveis recentes de actividade. Nos próximos dias vou deixando aqui um best of da minha viagem por Barcelona, Clermont-Ferrand e Lyon.