terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Clones, ciclones e anticiclones...

Afinal a culpa do tempo frio e chuvoso que se faz sentir é do anticiclone dos Açores, que se lembrou de ir passear bocado para Sul. Já em 2005 tivemos seca no Inverno, porque o anticiclone resolveu ir ver as vistas mais a Norte. As gentes dos Açores não arranjam maneira de o segurar bem quietinho?

2 comentários:

Pipa disse...

É verdade que o tempo está óptimo qnd o anticiclone dos Açores está lá. Qnd se move normalmente chove a potes no continente. O que se passou nos últimos dias foi diferente.

"Um anticiclone (centro de altas pressões, associado a bom tempo) estacionou, imóvel, sobre a região da Escandinávia. E empurrou para sul uma gélida massa de ar árctica. Foi daí que vieram as temperaturas abissais que se registaram no Norte da Europa e que fizeram os termómetros descer também em Portugal.

Ao mesmo tempo, uma depressão no Atlântico trouxe, de oeste, o mau tempo, com ar mais quente. No encontro de ambas, o frio já cá estava e o país ficou coberto de branco. "Quando começou a chover, o ar era ainda muito frio. Quase tudo o que caía era neve", afirma a meteorologista Maria João Frada, do IM." in Público, 12-01-10

beijinhos

Anónimo disse...

o anticiclone dos açores passa ao largo do arquipelago ... não dá para agarrar