domingo, 1 de março de 2009

Boa Noite Mãe

Interpretações notáveis para um texto notável - é assim que descrevo esta peça!

Duas mulheres, mãe (Thelma) e filha (Jess), vivem isoladas numa pequena povoação do sul dos Estados Unidos. A acção desenrola-se numa noite de Sábado, em que Jess anuncia à mãe o seu suicídio, após já ter tudo cuidadosamente planeado.

Durante as poucas horas que lhe restam, Jess tenta organizar o dia a dia da mãe daí em diante. Por seu lado, Thelma tenta entender o que levou a filha a tomar aquela decisão e procura com todos os argumentos demovê-la. Mas são duas mulheres que encaram a vida de forma tão distinta que a compreensão se torna impossível.

Acompanhar este "duelo" entre as duas personagens é comovente! Crescem sentimentos de tristeza, de insatisfação, de frustação e de desalento...mas principalmente de empatia!

A interpretação de Manuela Maria é excelente, digna de uma longa ovação de uma casa cheia, toda de pé! A interpretação de Sofia Alves surpreendeu-me bastante e pela positiva. Nunca tinha visto nenhum trabalho desta actriz no teatro mas, pelo menos neste papel, revelou-se muito para além daquilo que são as suas representações em televisão.

A mim tocou-me principalmente o momento em que Jess, na beira do palco, diz algo como: "Esperei toda a vida por mim mesma mas foi como esperar por alguém que nunca chegou. Eu poderia ter feito toda a diferença a mim própria mas nunca cheguei"

A peça é baseada no texto "'Nigth Mother", escrito pela dramaturga norte-americana Marsha Norman, e estará em cena no Auditório Municipal Eunice Muñoz, na Vila de Oeiras, até 29 de Março (Sextas e Sábados às 21h30, Domingos às 16h).

Os bilhetes são gratuitos mediante marcação prévia para os seguintes contactos:
Telem: 962 199 909
Telef: 214 408 582 / 24
e-mail: paulo.afonso@cm-oeiras.pt.

Sem comentários: