segunda-feira, 25 de maio de 2009

É de louvar alguém que ousa pôr o dedo na ferida

Um bilião. Este é o valor que, em 50 anos, os países africanos receberam dos países desenvolvidos: 1.000.000.000.000 de dólares. Mas, apesar das ajudas, não houve melhorias. quem o diz é a economista zambiana Dambisa Moyo: "por todo o continente, quem recebeu esta ajuda não está melhor. Pelo contrário, está pior".

Dambisa Moyo, 40 anos, justifica-o com os dados: "Há 40 anos, 10% da população africana vivia abaixo do limiar da pobreza. Hoje são 70%", diz. Autora de "Dead Aid", um best-seller do "New York Times", esta economista formada em Harvard e Oxford, acredita que a luta pelo desenvolvimento em África passa pela recusa da ajuda monetária dos países desenvolvidos. Não toda a ajuda (louva o apoio em desastres humanitários), mas o circuito dependência da ajuda - corrupção - distorção de mercado.

Para a economista o único resultado é o agravar da pobreza e a necessidade de mais ajuda. Por isso, desafia os países desenvolvidos: "cortem as vossas ajudas durante cinco anos e encorajem os países africanos a entrar nos mercados financeiros. África deveria aproveitar a crise para inventar o seu desenvolvimento em vez de esperar uma hipotética salvação de potências mundiais, que estão à procura da salvação."


Podem ver a notícia completa no i. As partes a bold são sublinhados meus.

1 comentário:

Anónimo disse...

E desse pouco dinheiro só 0,4% se safou das mãos dos dirigentes politicos africanos... Sem essa mudança africana por muito que custe é um desperdiço o que se envia para África.