quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A hora de Baco

Inicio aqui uma nova rubrica de blog, contendo a apreciação dos vinhos que vou bebendo por este país fora. Não sou nem de perto nem de longe um especialista (apenas um interessado no tema), por isso dêem algum desconto às minhas análises...

Primeira prova: um Convento da Vila Colheita Seleccionada 2006 (tinto), produzido pela Adega Cooperativa de Borba.

Castas: Trincadeira, Aragonez, Castelão
Teor Alcóolico: 13º

É um vinho de cor granada escuro, apresentando lágrima com alguma persistência. No nariz apresentou aroma frutado, embora não muito exuberante. A primeira impressão manteve-se mesmo passado algum tempo, o que parece indicar que este vinho não evolui muito em copo. Na boca apresentou-se pouco encorpado, mas com bom final . De taninos suaves e pouca adstingência, é claramente um vinho que agradará às massas. Ao contrário da nota de prova que acompanha o vinho, não detectei as notas de chocolate e baunilha, apenas um ligeiro aroma balsâmico (embora este tipo de avaliação seja sempre muito subjectivo, e varia muito com a sensibilidade de cada um).

Em conclusão, não é um vinho excepcional, mas é uma boa escolha para beber no dia a dia tendo em conta o seu preço (3 a 4€ consoante se compre na adega ou numa superfície comercial) ou para servir num jantar com amigos, sem nos deixar mal vistos - 6,5/10.

Sem comentários: