quarta-feira, 13 de maio de 2009

Bela Vista

A tese é conhecida, repetida e aceite como definitiva: os problemas na “Bela Vista” e bairros semelhantes devem-se à “injustiça social”, às questões da “integração” e outros chavões sociológicos. Não nego que esses são temas válidos. Mas é urgente reconhecer que são apenas parte do problema. Muitos destes distúrbios são causados por mera delinquência juvenil – um termo que vai desaparecendo no léxico político e sociológico devido à sua carga negativa. Mas, mesmo que isso seja politicamente incorrecto, urge aceitar que muitas das pessoas que atacam a polícia, incendeiam carros e destroem propriedade alheia não o fazem apenas ou sobretudo porque estão desempregadas, desiludidas com a sua vida ou porque a sua casa tem bolor.



É preciso força policial legitimada; democracia não é a abolição da autoridade; é a legitimação da mesma. E, por outro lado, é preciso requalificação urbana. É parar com os disparates de sempre nestas ocasiões. Ora é problema da crise económica (esquerda), ora é o problema de serem pretos e ciganos (direita). É parar com o disparate, sff.


Henrique Raposo, no Clube das Repúblicas Mortas


Dos cerca de 1500 habitantes do Bairro da Bela Vista devem haver algumas dezenas de delinquentes. É sobre esses que as autoridades deverão actuar, em vez de tratar todo o bairro como um antro de bandidos que volta e meia leva uma rusga policial com as TVs atrás. Nunca foi solução no passado, não sei porque é que continuam a achar que será uma solução no futuro....

1 comentário:

Anónimo disse...

Deverão haver? Hum...