sábado, 30 de maio de 2009

O voto em branco

100% de acordo. O voto em branco é fundamentalmente diferente de um não-voto, apesar de muitos discordarem (bolds meus):

"(...) o voto em branco (ou deliberadamente nulo) é, do meu ponto de vista, um voto que me merece a maior consideração. É de alguém que se deu ao trabalho de não ir à praia, que participa na democracia mas que não se revê nos partidos e nas pessoas que se apresentam a votos. O voto em branco é um voto de protesto contra essas pessoas e esses partidos, em concreto. Mas não é um voto contra a democracia ou contra os partidos, em geral, como é a abstenção. Infelizmente, o nosso sistema eleitoral não distingue as duas situações. (...) O voto em branco (não a abstenção) é um voto politicamente consciente e deveria estar parlamentarmente representado por ninguém."

Luís Campos e Cunha na edição de hoje do jornal Público (infelizmente apenas para assinantes).

2 comentários:

JPM disse...

Concordo. Sobretudo nestas eleições europeias de caça ao assento no P.E. pelo que isso representa ao nível pessoal (cash and prestige) mais do que pela responsabilidade inerente...Enfim, neste expectro político, apesar das dezenas de partidos que apareceram precisamente para estas eleições... parece-me que o voto em branco poderá expressar o ensejo democrático por políticos a sérios preocupados com o interesse nacional acima do interesse político-partidário...

Henrique Gomes disse...

Acho que o PSD se antecipou e começou a caça ao "voto em branco": Pelo Interesse Nacional, eu assino por baixo:-)