quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Foi violada, sim senhor. Mas...

Arábia Saudita: vítima de violação condenada a seis meses de prisão e 200 chicotadas

"Uma saudita vítima de violação foi condenada hoje a seis meses de prisão e a 200 chicotadas, por decisão de um tribunal que reforçou a pena que lhe tinha sido aplicada em primeira instância, anunciou a sua antiga advogada, entretanto proibida de exercer a profissão.

Em Novembro do ano passado, o tribunal local tinha condenado os seis homens acusados da violação, armados no momento do crime, a penas entre um e cinco anos de prisão, ao mesmo tempo que condenara a vítima a 90 vergastadas. O juiz sublinhava que a mulher estava sozinha num carro com um homem, sem que os dois fossem casados, no momento em que foram abordados por um grupo de assaltantes, que depois violaram a jovem."

(Fonte: Público)

É incrível que em pleno Séc. XXI ainda se assista a decisões destas por parte de um tribunal. A vítima, apenas pelo facto de ser mulher (e consequentemente um ser de 2ª), não terá apenas de suportar a vergonha e condenação social que lhe serão certamente apontadas devido ao facto de ter sido violada. Ainda terá de cumprir uma pena de prisão, e pior ainda, sujeitar-se a uma punição física que hoje em dia não tem razão nenhuma de existir. O que não se diria se isto se passasse no Irão!

É por estas e por outras que me sinto cada vez mais grato por fazer parte de uma sociedade onde este tipo de acontecimento seria totalmente impensável...

Sem comentários: