quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

O Estado simplex - Segurança Social

Porque ontem tive mais uma daquelas "manhãs" na Segurança Social (atenção, poderia ser qualquer outra secção de atendimento público), achei por bem deixar aqui um desabafo, pois já é tempo de se começar a pensar (a sério) em mudar o sistema de atendimento ao público, pois assim como está, é penoso tanto para quem é atendido com para quem atende.

É que na secção do Areeiro a coisa até está bem pensada: existem 2 portas; porta F para entradas; a outra porta para as saídas, tudo bem até aqui. O problema é obrigarem-nos a passar novamente pelo corredor da triagem (!?) se por acaso temos de sair e volta a entrar, sujeitos a ouvir: "Oh senhor, a fila para a senha é lá atrás..." e aos olhares reprovantes, mesmo tendo já a senha na mão.

Após a triagem e já na posse de uma senha "A" de cor creme (pormenor importante como irão ver mais à frente), tendo 30 utentes à minha frente, resolvi ir primeiro à tesouraria e ver se conseguia pagar - um aparte, em Novembro passado reiniciei actividade como independente e, como tal, sou obrigado a pagar as minhas contribuições mensais até ao dia 15, a partir do mês seguinte ao do início da actividade, neste caso até dia 15 de Janeiro a contribuição do mês de Dezembro. Já há alguns dias que o tentava fazer, mas nem através do site do meu banco nem do multibanco o consegui (sempre a mesmo mensagem, um qualquer erro devolvido pela SIBS(?)).

Qual foi o meu espanto quando finalmente me atenderam na tesouraria (desta vez uma bonita senha azul e "apenas" 20 utentes depois) e me indicam que de facto não é possível efectuar o pagamento pois alguém tinha metido água e se esqueceu de colocar o meu enquadramento aquando da inscrição - teria de voltar novamente junto do balcão da triagem, com uma nota da tesouraria e pedir que me efectuassem o enquadramento e posteriormente regressar à tesouraria (nota: antes de ir perguntei se, caso não pagasse nesse dia, teria de pagar juros de mora pelo atraso, ao que me foi indicado que sim - afinal o estado é "pessoa de bem", e por um erro do sistema que não me permitia pagar a tempo ainda teria de pagar a bela da coima...enfim).

Saio, volto a entrar passando novamente na triagem e pelas reacções esperadas de quem (des)espera e fui, inocentemente, para junto do balcão de enquadramento esperando que me dessem prioridade (afinal trazia o "salvo-conduto" da tesouraria, pensei eu) e pudesse passar à frente dos 20 que já lá estavam e dos outros 20 na fila de triagem que poderiam lá ir parar - erro crasso! "Tem que tirar senha", foi-me dito, o que significava voltar novamente para a fila de triagem (que nesta altura já chegava à rua) e, assim, nem às 16h da tarde me despacharia!

Regressei à tesouraria com aquele sentimento de "bola de pingue-pongue", que acredito já muitos sentiram, expliquei o que se passara e pedi (por favor, vejam bem, afinal fui eu que não quis pagar comodamente via MB) à simpática senhora que me atendeu se eu poderia tratar disso posteriormente via internet ou se ela poderia dar uma ajudinha. Tive sorte, ela lá se prontificou a ir até ao 7º andar (segundo o que me disse) e tratar de resolver a situação pois, "não tinha permissões suficientes para o poder fazer a partir do seu posto de trabalho" (e eu que pensava que o sistema estava ligado em rede?) e eu não iria poder tratar disto via net.

Algum tempo depois lá voltou. Tudo resolvido e finalmente paguei, sem coimas, juros de mora e a certeza que no próximo mês pago via Internet ou MB, afinal muito mais "simplex".

Não ficou por aqui, contudo, afinal ainda tinha a senha "A" de cor creme e umas dúvidas para tirar referentes a alteração de dados e validade dos cartões. Voltei a sair, a passar no corredor de triagem e entrar na sala de espera principal. Faltavam 3 números para o meu, "afinal até tive alguma sorte" pensei.

Puro erro! Quando aparece o meu número no ecrã, dirigi-me ao guichet 14 como indicado e, qual o meu espanto quando sou informado que "não, não é aqui, isso é outra senha A, terá de esperar que a minha colega o chame no guichet 10 aqui ao lado". Note-se que a funcionária disse-o com o ar de quem já teve de explicar isto n-vezes antes, afinal como é possível fazer confusão? Duas senhas "A" no mesmo local, mas numa a chamada é feita no ecrã, na outra é a colega que gasta a voz - nada que enganar!

Juntei-me ao grupo que se "amontoou" junto aos guichets de modo a poder ouvir a voz da tal "colega" que nos chamava (ou até não, pois enquanto esperava nenhum utente com a famosa "outra senha A" foi chamado) e, entre a boa disposição de alguns que já sabem o que a casa gasta, inicia-se uma discussão entre duas utentes lá dentro: ao que parece uma delas abusou da gentileza da outra e, de uma pequena dúvida, se pôs sentada na cadeira com ar de "daqui-não-saio-daqui-ninguém-me-tira". Afinal resulta fazer "barulho" e intimidar para se poder ser atendido (veja-se o recente caso na CCDR-LVT), doutro modo com simpatias não se vai lá, ou até se resolvem os assuntos, mas 3 horas depois!

Resolvi ir embora, não estava com paciência para cat figths e queria mesmo era ir almoçar com a minha sayang, afinal já era quase hora de almoço - tinham-se passado 2h e mais qq coisa, e a sensação era de meia missão cumprida!

Isto tudo porque afinal até me considero um cidadão honesto e que paga as contribuições a todo o custo para que os meus pais possam ter reforma, pois eu já não aspiro a mais que isso.

Sem comentários: