terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Vale a pena ler

Aconselho vivamente a leitura deste post do Pedro Correia, no Corta-Fitas.

Concordo plenamente que não se deve tolerar quem não tolera; concordo também com a Cristina Ribeiro quando afirma que a religião muçulmana vai muito além destes extremistas.

Conheço de forma mais ou menos próxima membros da comunidade muçulmana em Portugal (e também lá fora) e nenhum dos que conheço alguma vez aprovou tais comportamentos, muito pelo contrário.

Ainda falta contudo, uma tomada de posição mais forte e séria de quem corre o risco de, ao fim e ao cabo, vir a ser metido no mesmo saco (se já não o é) e ver isso afectar seriamente a sua vivência diária.

Vão levar o seu tempo, mas creio que mais cedo ou mais tarde irão perceber que terão de ser os próprios (muçulmanos mais liberais) a começar a resolver internamente o problema da ignorância/intolerância a que algumas facções chegaram, nomeadamente através da condenação pública e veemente destes comportamentos e remoção das ideias feitas das cabeças dos seus jovens - sem medo de serem mal vistos pelos restantes membros da sua comunidade! (principalmente nos países ditos de maioria muçulmana)

Porque a nós "infiéis", nenhum ayatolah mais conservador irá ouvir com certeza...


P.S. - Convém irmos estando também atentos ao que se vai passando lá do outro lado do Atlântico, onde o fundamentalismo religioso sempre esteve presente desde há alguns bons anos...

Sem comentários: