terça-feira, 13 de maio de 2008

E eu que pensava que a escola serve para ensinar...

Afinal a coisa é muito mais à frente. E pelos vistos eu próprio tenho de voltar à escola, pois tive muita dificuldade em compreender o texto desta senhora. O que raio é um cenário estruturante e holístico? Será que ajuda a resolver equações de Matemática e a não dar erros de Português?

“Na escola desejável, alunos e professores encontram no seu quotidiano um fio condutor apelativo e comum, que é o de aprender e ensinar competências, num cenário estruturante e holístico onde ser pessoa é ser tolerante, flexível, crítico, e é, também, ser capaz de desempenhos ajustados à exigência de uma sociedade global multidiferenciada, que apela a saberes mobilizáveis, conhecimentos reais e instrumentais, muito para lá da simples informação trazida pelos conteúdos, em si mesmos redutores e simplistas.”

Miriam Rodrigues Aço, Professora Titular, no Público.

(Retirado daqui.)

1 comentário:

Sara SC disse...

Isso não é uma simples descrição do q seria um modelo de escola ideal!! É uma verdadeira obra poética em dois parágrafos de prosa!!!
Ai, ai...tanto floreado e no fim fico sem perceber onde está o lugar à aprendizagem de conteúdos nesse idílico cenário q a Sra. Aço traça p o conceito de "escola desejável"!! Ah...espera...se calhar estou a ser redutora e simplista...desculpem :|