domingo, 4 de maio de 2008

Liberalismo à esquerda e à direita

Um interessante debate tem ocorrido na blogosfera, acerca das diferentes concepções de sociedade que pretendemos (mais estatismo, ou mais liberalismo), que com grande pena minha tem tido pouca expressão no "País Real". De entre as diversas posições, recomendo vivamente a leitura deste texto de José Pedro Lopes Nunes no Blasfémias: Liberais e estatistas em Portugal: uma questão de idade?

"Num mundo globalizado, salvo melhor opinião, não existem verdadeiras alternativas ao liberalismo – este é espírito do nosso tempo, quer queiramos, quer não. Existirá algum papel para o socialismo? Sim, o papel de contribuir para manter a coesão social em cada país - o socialismo mínimo. É que, caros amigos, se não faz sentido impedir as pessoas de seguirem na vida os caminhos que entendem escolher para si próprias, tão pouco fará sentido deixar pessoas morrer à fome."


E deste texto de Tiago Barbosa Ribeiro, no Kontratempos: Liberalismo de Esquerda

"Isto é, uma esquerda que se oriente para promoção de uma igualdade à partida (como é recusado pela direita liberal e pela esquerda marxista/pós-marxista), permitindo que as escolhas dos agentes sejam efectivamente feitas, e não à chegada (como é aceite pela esquerda marxista/pós-marxista e pela direita liberal nos valores culturais, por exemplo), procurando colmatar a todo o momento o resultado de más escolhas individuais que normalmente passam erradamente por imposições colectivas."


Sem comentários: