quarta-feira, 14 de maio de 2008

Penitência

O primeiro-ministro José Sócrates pediu hoje desculpa por ter fumado no voo que transportou a comitiva governamental para a Venezuela. Em declarações aos jornalistas, na venezuela, o primeiro-ministro diz que desconhecia que estava a violar a lei. José Sócrates adiantou ainda que decidiu deixar de fumar em definitivo, na sequência da polémica.

(Fonte: Público)

Que comovente, ficamos a saber que o nosso 1º vai deixar de fumar... Faz sentido, na altura do ano em que o maior número de peregrinos se desloca a Fátima. Contudo, o desconhecimento da lei não serve como desculpa para o seu não cumprimento. Portanto, toca a pagar os 750€ da multa, que dão um jeito enorme aos cofres do estado...

Fica aqui a sugestão: se um qualquer agente da autoridade vos apanhar em flagrante delito, podem sempre tentar pedir desculpa. Com jeitinho, pode ser que se safem...

8 comentários:

Sara SC disse...

Tal cm vos disse, isto deixa-me indignada. N tt o facto do PM ter fumado a bordo de um avião (ainda q fretado), pq apesar do exemplo dever vir de cima, a verdade é q tal raramente acontece e q, face a tantos outros problemas desta governação, esta infracção parece-me francamente de sumenos importância!
O q me indigna mm é o facto de Sócrates violar o normativo legal e vir alegar q desconhecia estar a fazê-lo(algo q até o mais leigo sabe n ter qq base de sustentação enquanto alegação p o não cumprimento de uma lei). E ainda n contente vem prestar um pedido de desculpas e deixar a promessa q tal n voltará a acontecer...ora isto mais me parece a reacção de uma criança repreendida pelos pais dp de fazer uma asneira. Cereja em cima do bolo...garante q vai deixar de fumar!! Sinceramente, n me parece q tt polémica em torno deste assunto seja propriamente resultado das preocupações dos portugueses com os vícios e a saúde do Sr. PM!! Indignação final: o facto de ainda haver quem louve o pedido de desculpas de Sócrates cm sinal de magnanimidade!! Ao q parece a infracção de alguns n é punível c coima ou multa mas apenas c um singelo pedido de desculpas!! Ai, ai...mas será q ng se sabe q de boas intenções está o inferno cheio?!?!

Antonio Rocha disse...

Pensei que este blog ia passar ao lado de um assunto tão parvo quanto este. Até parece que nada se passa no país, que está tudo em paz e contente.
Mas não... este assunto abre telejornais, está em tudo o que é blogs etc. Pergunto: não têm mais nada para fazer ou por onde pegar no homem?

Sara SC disse...

Subscrevendo a Constança Cunha e Sá, hoje no Público, ""De um momento para o outro, a visita oficial à Venezuela ficou reduzida a um maço de tabaco"

Anónimo disse...

A notícia original do Publico para mim foi um fait-divers, que nunca me passou pela cabeça comentar. Até porque fumar nos aviões fretados, pelos vistos, não ocorreu apenas neste vôo em particular, é uma prática que já vem de trás. Quando muito, a única questão que se pode colocar é que, juntamente com o cigarrito no casino do Sr. ASAE, e os 200 km/h do ministro Pinho, ficamos com uma ideia do que pensam alguns dos nossos governantes relativamente ao cumprimento das leis que eles próprios criam.

Por mim, o PM não comentava e o assunto morria aqui. Agora o triste espectáculo da penitência pública do PM, a prometer que de hoje em diante vai deixar de fumar, não só é totalmente despropositado como soa bastante a falso. Um PM mais papista que o Papa, para mim, já é assunto de post, e foi isso mesmo que eu comentei.

De resto, concordo que esta viagem à Venezuela tem motivos de mais interesse, sobretudo perceber qual a utilidade de uma empresa, paga com o dinheiro dos contribuintes, explorar os recursos energéticos de um país cujo Presidente, se lhe der a travadinha, ainda acaba por privatizar as empresas estrangeiras que por lá se instalem... Enfim, critérios de investimento mais do que duvidosos.

Antonio Rocha disse...

Antes demais, o governo NAO CRIA LEIS.

Voltando à vaca fria... O Sócrates seria notícia quer tivesse dito alguma coisa depois ou não. Existe uma falta de profundidade nos media que não conseguem "pegar" no PM pelas questões óbvias, só pelos fait divers e afins.

Quanto à afirmação de ele ser mais papista que o papa: Não há rigorosamente nenhuma afirmação em que se possa dizer que ele é mais papista que o papa. Aliás, a prova está no facto de ter fumado.

O PM tal como nós, mete o pé na argola. Já todos o fizémos e, se calhar, boa parte de nós, quando apanhados pela polícia mal estacionados ou a fazer uma manobra menos legal, pedimos desculpa, explicamos "AH nao sabia", "Nao volta a acontecer", etc etc. Portanto o gajo, não é mais que um de nós. Tão bronco ou tão parvo quanto nós.

Anónimo disse...

"Quanto à afirmação de ele ser mais papista que o papa: Não há rigorosamente nenhuma afirmação em que se possa dizer que ele é mais papista que o papa."

Mas não foi o nosso PM que, depois de ter sido apanhado a fumar, se lembrou de prometer que ia deixar o vício de vez? Se isto não é ser mais papista que o papa... De seguida Sócrates ainda se veio insurgir contra o “calvinismo moral radical”. Então porque raio pediu desculpa? É toda esta atitude que eu critico no post.

De resto, a lei pode não ter sido criada pelo Governo, mas foi certamente feita aprovar por ele.

Antonio Rocha disse...

ó Pedro ser mais papista que o papa nao é isso pá ;)

PS- Dobradinha só se for dobrada servida num pires de caracóis ;)

Anónimo disse...

É verdade, os meus parabéns ao Sporting pela justa vitória na Taça :) Jogaram claramente melhor, e o Paulo Bento acabou por demonstrar uma vantagem importante para esta final: não inventou...