sábado, 29 de março de 2008

Semana Europeia da Mobilidade - Tema 2008

"Este ano, a Semana Europeia da Mobilidade vai estar subordinada ao tema: AR LIMPO PARA TODOS!

A qualidade do ar é um dos temas de particular interesse para os cidadãos europeus. Precisamos todos de uma boa qualidade do ar - quer para a nossa saúde, quer para a do meio ambiente.

Ar limpo para todos! Um sonho ou uma realidade possível?

Nos últimos anos muitas preocupações surgiram face aos perigosos efeitos das emissões resultantes da acção do homem, especialmente no sector dos transportes. De facto, enquanto os transportes são essenciais para a funcionalidade das áreas urbanas, contribuem igualmente para uma série de problemas tais como, perda de produtividade e poluição do ar.

Enquanto foram tomadas medidas para a redução das emissões nocivas no sector dos transportes e os veículos se tornaram mais limpos, os efeitos benéficos destas tecnologias avançadas começaram a perder-se devido ao aumento desmesurado da utilização do automóvel! Actualmente a preocupação chave é o desenvolvimento de, políticas e programas que visem a redução da utilização do automóvel e, tecnologias alternativas tais como veículos ?verdes? e combustíveis mais limpos.

Já foram tomadas, a todos os níveis de governança, acções concretas para a redução das emissões de poluentes contudo, ainda há muito por fazer. É nossa responsabilidade directa combater este problema, mudando o nosso comportamento diário através de pequenas acções, mas eficazes, em prol do nosso ambiente. As autoridades locais desempenham um papel crucial na implementação de legislação, quer a nível nacional como europeu, e têm que proteger a saúde dos seus cidadãos. Todavia, as autoridades locais necessitam do apoio de todos os stakeholders locais para se enfrentar o desafio de reduzir as emissões perigosas."

Retirado daqui.

Sem comentários: