domingo, 21 de setembro de 2008

Fala quem sabe

Para se ter uma ideia da dimensão do "Bailout" que aí vem, nada melhor do que pôr as coisas em perspectiva:

"O valor do Bailout Americano, de 700 bilhões, chegaria para pagar $1000 por mês durante um ano a 58.33 milhões de Americanos, ou a 29.16 milhões durante 2 anos, ou a 14.58 milhões durante 4 ...


O valor é comprovadamente absurdo, e entrega-lo ou usa-lo em favor de instituições financeiras é igualmente absurdo perante a realidade descrita na frase anterior - seria preferível deixar tudo falir, pagar subsídios a quem perdesse o emprego e reconstruir o sistema pedra por pedra. Isso implicaria perdas elevadíssimas para accionistas e obrigaccionistas, mas quem as suportaria seriam essencialmente as classes que ganharam mais com a bolha anterior, ao passo que a solução que vai ser adoptada arrisca-se a colocar a maior parte do peso sobre as pessoas que, tendo ganho algo com a bolha, estiveram longe de ser as mais favorecidas ..."

Incognitus, em www.thinkfn.com (um poiso português, e cada vez mais uma leitura fundamental para quem se interessa por estes temas) - podem ver a discussão completa do tema aqui.

1 comentário:

Rik disse...

Não é que não ache esses números interessantes, nem que discorde de ti só por desporto :) Vou só deixar umas ideias:

1 - os EUA são conhecidos pelas suas riots em tempos quando o descontentamento escala (ou quando há oportunidade disso). A onda de desemprego que isso ia gerar leva-me a crer que haveria riots em cada cidade.

2 - essa história de construir o sistema do 0 é muito bonita, mas utópica. Nenhum país abdica do seu poder e diz aos competidores "pessoal, esperem lá que voltamos a competir daqui a uns anos". Além de que os gestores são mais conhecidos pelo amor ao dinheiro do que ao país :P não me admirava nada que vendessem essas instituições a empresas chinesas ou europeias (como aliás, veio a acontecer/esteve para acontecer)

3 - realmente esse dinheirão dava para pagar muitos milhões à população no geral, mas a quebra da economia tem impactos muito para lá dos monetários. Iria ter impactos sociais sérios mesmo, quem sabe fracturando um país que já se encontra dividido ideologicamente. Não se pode olhar para aquela crise só como uma crise económica... cresceu muito para lá disso. Por exemplo, se o governo não tivesse comprado a divida do sub-prime, irias ter uns quantos milhões sem casas. E isso gera problemas sociais.