quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Sobre o atraso na entrega do OE...

...não resisto a transcrever esta notícia, retirada daqui.

Este Orçamento «até o Magalhães o abria»

"O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, entregou esta terça-feira no Parlamento o Orçamento do Estado de 2009 numa pequena «pen», que o presidente da Assembleia abriu num computador portátil, escreve a Lusa.

No gabinete de Jaime Gama, Teixeira dos Santos gracejou e garantiu que o orçamento é compatível com o computador Magalhães, que o Governo está a distribuir nas escolas. Este OE, afirmou, «até o Magalhães o abria», disse o ministro, que não prestou declarações aos jornalistas.

O OE 2009 foi entregue no Parlamento às 19h30, três horas e meia depois da hora inicialmente prevista.

Mas os grupos parlamentares, que tiveram acesso ao documento, cerca das 21h30, garantem que apenas tiveram acesso ao articulado da proposta de Orçamento do Estado para 2009, sem relatórios nem mapas, o que «torna o documento ininteligível».

Para o deputado do PCP, Honório Novo, «falta o quadro macroeconómico, o relatório não veio, não há nenhum mapa, nem o do PIDDAC [Plano de Investimentos e Desenvolvimento da Administração Central]. Na prática, não foi entregue o Orçamento do Estado».

«Isto é um mistério que o ministério [das Finanças] vai ter que resolver», afirmou o deputado.

Os partidos da oposição queixaram-se ainda do atraso na entrega, mas o gabinete do presidente da Assembleia garantiu à Lusa que não havia nenhum problema com as cópias do documento.

Atraso na entrega condiciona comentários da oposição

Cerca das 21h, uma hora e meia depois de o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, ter entregue o orçamento, numa «pen», os grupos parlamentares ainda não tinham o documento - nem em cópia nem na base de dados do Parlamento.

Contactado pela Lusa, Eduardo Âmbar, chefe de gabinete do presidente da Assembleia da República, disse que a «cópia da «pen» não é feita automaticamente» e que estavam a ser feitas as cópias. «Não há problemas. É o mesmo processo e não está a demorar mais do que nos outros anos».

Só cerca das 21h, segundo uma fonte parlamentar, as bancadas começaram a receber OE2009, mas apenas a parte do articulado da proposta do Governo, faltando os anexos e os quadros. Posteriormente, segundo fonte parlamentar, o Governo informou as bancadas que às 22h seriam entregues anexos e quadros."

1 comentário:

Porfirio Silva disse...

Porque é preciso recomeçar a pensar (a menos que se pense que "a crise" foi um carnaval e já estamos em quarta-feira de cinzas...), permito-me interromper para sugerir Para uma economia política institucionalista .