sexta-feira, 4 de julho de 2008

Sobre democracia

Hoje ao ler um jornal vi a seguinte citação que me fez pensar. Um certo presidente de um pais da África subsahariana descrevia Robert Mugabe como um "herói da democracia"...
Claro que tive de me castigar por não ter ainda comprado um poster do dito senhor Mugabe para pendurar na parede que tenho em casa dedicada aos heróis da democracia e onde já se encontram alguns dos maiores homens dos nossos tempos como Sílvio Berlusconi ou George Bush e de tempos passados como Perón ou Salazar....
Enquanto me dirigia à loja mais próxima para completar a minha colecção comecei a pensar como poderia evitar uma semelhante situação. Eis a brilhante conclusão a que cheguei e que me permitirá a mim e aos caros leitores deste blog nunca mais serem apanhados em falso quando surgir um novo herói da democracia. Eis sem mais demora o meu guia "10 pontos para reconhecer um herói da democracia":

1-Acusar os lideres da oposição de corrupção e de se terem vendido a potências externas.
2-Eliminar a liberdade de expressão.
3-Proibir manifestações que não sejam de apoio ao seu movimento político.
4-Queimar as sedes dos partidos da oposição.
5-Prender os apoiantes da oposição.
6-Matar os apoiantes dos opositores políticos.
7-Matar os jornalistas que tentem passar a ideia tola que se está a viver numa ditadura.
8-Prender os lideres da oposição.
9-Assassinar os lideres da oposição.
10-Ganhar umas eleições onde se é candidato único.

Uma breve análise mostra que em Portugal ainda não temos nenhum herói da democracia, mas nada temam porque o Sr João Jardim têm andado a treinar e pode ser que consiga transmitir a sua experiência a alguém.

4 comentários:

Henrique Gomes disse...

Só rir :-)

Estiveste bem!

Claro que uma frase daquelas só poderia vir de um senhor chamado Omar Bongo que está à frente do Gabão desde 1967 (!?) - é fazer as contas.

Se até na rádio em Angola chamavam ao Zimbabué de Mugabe uma "democracia de coreto", a do Gabão deve ser uma autêntica "orquestra sinfónica", tal a dimensão temporal...

Abraço.

Anónimo disse...

Esta está muito boa. Vou-lhe fazer referência no meu blogue...

Sara SC disse...

Teco, só tenho uma palavra p este teu post: BRILHANTE!!

Anónimo disse...

Só uma questão: por acaso, mas mesmo só por acaso, esse grande democrata da Republica Democrata dos Bananas (vulgo Madeira), mais conhecido por Alberto João Jardim, terá algum descendente? É uma preocupação que tenho, pelo que solicito a V. colaboração.