sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Sismo abala a região de Lisboa e Vale do Tejo!!

A partir das 17 horas de hoje até Domingo, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) irá realizar, em cooperação com outras 68 entidades (entre as quais a Agência Portuguesa do Ambiente - APA), um simulacro de sismo de âmbito regional, designado por exercício “PROCIV IV/2008”.

Este exercício abrangerá Lisboa, Setúbal e Santarém, estendendo-se ainda a Benavente, Alenquer, Samora Correia, Porto Brandão, Vila Franca de Xira, Barreiro, Almada e Sintra.

Em Lisboa foi criado um verdadeiro cenário de tragédia com a queda do viaduto de Alcântara-Mar, o risco de derrocada do Hospital de Santa Maria, um incêndio na bomba de gasolina de Alfama, estradas cortadas e evacuações em prédios de grande envergadura, como o Banco de Portugal e o Centro Comercial Colombo. Contam-se ainda inúmeras fugas de gás, quedas de pessoas ao rio, rupturas de água e consequentes inundações, deslizamentos de terras, incêndios e derrocadas.

Balanço final da tragédia, às primeiras horas da noite de Domingo: 525 mortos, 7907 feridos graves e 9972 desalojados.

Dada a envergadura deste simulacro, aconselho-vos a consultarem as condicionantes ao trânsito, publicadas no site da ANPC.

Aos interessados que queiram acompanhar de perto este exercício, podem fazê-lo através do blog criado específicamente para o efeito.

Bom fim-de-semana!

1 comentário:

Anónimo disse...

Mesmo morando em Lisboa, não dei por nada... Até me pergunto se o simulacro não terá sido um mito :)