terça-feira, 13 de janeiro de 2009

E o homem ainda se gaba disso?

Não há mesmo vergonha... E assim se faz a realpolitik internacional. Afinal quem é a potência Mundial? Os EUA ou Israel?

"Ehud Olmert, primeiro-ministro israelita, afirmou ontem num discurso que foi um telefonema seu para George Bush que forçou a secretária de Estado, Condolezza Rice, a abster-se durante a votação de quinta-feira, no Conselho de Segurança das Nações Unidas, de uma resolução que pedia um cessar-fogo imediato para a Faixa de Gaza, deixando Rice “envergonhada”.

(...)

O primeiro-ministro israelita caracterizou Bush como um “amigo sem paralelo” de Israel. “Eles tiraram-no do palco, levaram-no para outra sala e eu falei com ele. Disse-lhe: ‘não pode votar a favor desta resolução’. E ele respondeu-me: ‘Escute, eu não sei nada sobre isso, não o vi, não estou familiarizado com a forma como está formulado’.” Olmert contou que disse então a Bush: “‘Eu estou familiarizado com ele. Não pode votar a favor’. “Ele deu a ordem à secretária de Estado e ela não votou a favor – a resolução que ela própria concebeu, formulou, organizou e manobrou para ser aprovada. Ela ficou bastante envergonhada e absteve-se na resolução que ela própria criou.”



Reparem que esta resolução nem sequer condenava nenhuma das partes, apenas pedia um cessar-fogo. Diz bem da utilidade da ONU hoje em dia... No final, nem Bush nem Olmert ficam bem na fotografia.

1 comentário:

Sara SC disse...

Não sejamos "naifs"...o q faz uma verdadeira potência n está circunscrito entre fronteiras. Reside antes naqueles que detêm o poder económico e esses são os judeus, estejam eles nos EUA ou em Israel!
Mas enfim...é de lamentar a arrogância deste comentário do PM Israelita...mt pc diplomático e ainda menos inteligente!!!