quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Já que se fala tanto deles...

"Caudilhismo é o exercício do poder político caracterizado pelo agrupamento de uma comunidade em torno do caudilho. Em geral, caudilhos são lideranças políticas carismáticas (...) e que baseiam seu poder no populismo. (...) No entanto, nem todos os caudilhos são ditadores: às vezes podem exercer forte liderança autocrática e carismática mantendo formalmente a normalidade democrática", (adaptado de Wikipédia)

Li recentemente num artigo de um jornal diário, uma referência ao comportamento caudilhista do nosso PM (não é a primeira vez que a nossa classe política utiliza tal termo através da comunicação social e não será com certeza a última). A menção vinha no seguimento de uma notícia que dá conta da intenção do MAI em rever a lei da liberdade de manifestação.


A verdade é que para mim não deixam de ser estranhas, face à época em que vivemos, casos como o da DREN e, mais recentemente, a visita da PSP ao sindicato dos professores na Covilhã (este último empolado, ou não, pela oposição). Será excesso de zelo ou anda no ar a ideia que agradar ao "caudilho" a todo o custo trará eventuais dividendos futuros? A verdade é que sempre ouvi dizer que
quem cala (ou faz calar) consente e a delação já não se usa. A seguir com atenção.

Sem comentários: