terça-feira, 15 de julho de 2008

Gomos de Gelatina

Depois do sucesso que a minha sobremesa fez este fim de semana, sinto-me na obrigação de partilhar a receita, até porque é muito boa e muito muito fácil de fazer =)

Os ingredientes limitam-se a gelatina de laranja e laranjas.

Cortar em metades perfeitas as laranjas e espremê-las, de preferência num espremedor eléctrico, até retirar toda a polpa e sobrar apenas a parte seca dos gomos. Depois de espremidas, limpar o interior das laranjas de forma a que fique o mais uniforme possível e sem aqueles fios e películas dos gomos. Colocar as metades limpas num tabuleiro de forma a que fiquem em equilíbrio, como se fossem taças.

Aquecer 250 ml do sumo de laranja até ficar bem quente mas sem deixar ferver. Dissolver a gelatina no sumo aquecido e juntar mais 250 ml de sumo frio.

Verter a gelatina para as metades das laranjas e levá-las ao frigorífico. O resultado final é o que podem ver na foto abaixo. Pode servir-se nas metades ou, depois de bem solidificado, partir as metades ao meio para ter o efeito de gomos de laranja.

O segredo é saber escolher as laranjas. Devem ser sumarentas, doces qb e não terem a casca muito grossa, se não tornam-se muito mais díficeis de preparar!!

E com isto inaugurei uma nova categoria de posts: as receitas =P

3 comentários:

grão de pó disse...

tenho que atestar aqui o sucesso que as laranjas da sarinha (as da foto...) fizeram.

:D

estou à espera da versão ananás, segundo sugestões do público degustante.

Teco disse...

Medo...:P
Parece bom mas acho que vai além das minhas capacidades gastronómicas...

Anónimo disse...

Obrigado pela partilha! Já sei como vou impressionar o pessoal no jantar de inauguração da casa nova...