sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Verdadeiramente "todo-o-terreno"

Decorreu ontem, no restaurante do El Corte Inglés, a cerimónia de lançamento do livro de Ana Gomes - "Todo-o-terreno - quatro anos de reflexões". Tive o privilégio de estar presente e já tenho a minha cópia autografada.




Ana Gomes retoma o título da coluna de opinião que assinou, quinzenalmente, na revista “Courrier Internacional”, entre 2005 e 2007, e que constitui a principal fonte dos textos compilados neste livro. Nele inclui também artigos publicados nos matutinos “Diário de Notícias” e “Público”, nos semanários “Expresso”, e “Jornal de Leiria” e ainda nas publicações “Acção Socialista”, “Amnistia Internacional” e “Causa Nossa”.

O livro cobre quase todo o terreno, da actualidade nacional e internacional, desde Julho de 2004, data em que assumiu o mandato de Deputada ao Parlamento Europeu. As visitas ao terreno, em várias latitudes e longitudes, e os contactos directos com actores principais de diversos conflitos, negociações e problemas por esse mundo fora, permitiram-lhe escrever 88 crónicas, reunidas ao longo de 252 páginas, que estão divididas em 14 capítulos, 13 dos quais dedicados aos temas internacionais: os que mais artigos contêm são os que dizem respeito às relações Europa-África, às relações transatlânticas, ao Iraque, à proliferação nuclear, incluindo os desafios colocados pelas ambições iranianas e pelo terrorismo internacional, a Guantánamo e a Timor-Leste.

O último capítulo do livro trata de opções portuguesas, centrado em temas de política Externa e de Defesa. No entanto, são também incluídos textos sobre outros assuntos que marcaram a agenda nacional, como as energias renováveis, o referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez e os transgénicos.

1 comentário:

Sara SC disse...

quer dizer, mando-vos ao cinema e vocês acabam no lançamento dum livro da Aninhas?!?! tststs...