quinta-feira, 31 de julho de 2008

Le Corbusier – Arte da Arquitectura

Le Corbusier foi um dos mais importantes arquitectos do século xx, essencial na definição do conceito de arquitectura moderna. A exposição apresentada no Museu Berardo, no CCB, faz uma retrospectiva do seu trabalho, desenvolvido em áreas diversas, desde a arquitectura, ao design, pintura e cinema.

Embora do ponto de vista conceptual e estético não concorde com a forma como Corbusier entendia e inventava o espaço urbano, reconheço a importância do seu trabalho e recomendo a visita a esta exposição, aberta ao público até 19 de Agosto, com entrada gratuita! Informações aqui.

Uma das peças em exibição é a maquete da Capela de Notre Dame du Haut, em Ronchamp, França. Neste projecto, de 1956, o arquiteto integrou algumas opções curiosas para aproveitamento da luz natural e para recolha da água da chuva.



Exemplos que vêm de cima

ONU recomenda vestuário informal para poupar energia

A ONU recomendou hoje aos funcionários e corpo diplomático que deixem nos armários a roupa tradicional e optem por uma indumentária informal que se adapte melhor ao novo plano de poupança energético a implementar na sede da organização.

A iniciativa denominada «Cool UN (uma ONU fresca)» prevê subir em Agosto o termóstato do ar condicionado na emblemática sede da Secretaria da ONU de 22,2 para 25 graus centígrados e de 21,1 para 23,9 graus centígrados no anexo que alberga as salas de conferências da organização, anunciaram hoje os seu responsáveis.

Em consequência, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, autorizou a que se flexibilize o código de vestuário para que os cerca de cinco mil funcionários possam adaptar-se ao aumento da temperatura ambiente.

«Não nos vamos meter a polícias da moda mas o que procuramos é que as pessoas possam vestir roupas mais frescas», indicou, numa conferência de imprensa, Michael Adlerstein, responsável pelo projecto de modernização da sede da ONU.

(Notícia completa aqui)

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Leitura de Cabeceira (VII)

Mandei o Rousseau de volta para a prateleira. É que este é muito mais giro (embora o autor seja um pouco pessimista...):


terça-feira, 29 de julho de 2008

De cara a la pared

1ª faixa de "La Llorona", de Lhasa de Sela!



Llorando
de cara a la pared
se apaga la ciudad

Llorando
Y no hay màs
muero quizas
Adonde estàs?

Soñando
de cara a la pared
se quema la ciudad

Soñando
sin respirar
te quiero amar
te quiero amar

Rezando
de cara a la pared
se hunde la ciudad

Rezando
Santa Maria
Santa Maria
Santa Maria

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Impressões do Oeiras Alive!08

Antes de mais peço desculpa pelo tardio deste post, há muito adiado, mas Julho tem sido um mês tão preenchido para mim que sobrou pouco tempo para escrever, nem que fossem umas breves notas!

Ao contrário do ano passado, este ano não fui aos três dias do festival Oeiras Alive. Tendo de escolher apenas um dia, optei pelo primeiro, porque um cartaz onde constavam Rage Against the Machine, The National, Gogol Bordello e Cansei de Ser Sexy era imperdível.

Infelizmente, na manhã de dia 10, fiquei a saber que as CSS tinham cancelado o concerto, por motivos relacionados com a promoção do seu novo álbum! É mau cancelar um concerto já marcado, mas fazê-lo a escassas horas do festival começar...é péssimo! No entanto, este não era o principal concerto que queria ver e como tal mantive os níveis de entusiasmo bem altos (como cantam as próprias CSS “music is my hot hot sex”).

Cheguei ao recinto por voltas das 18h30 e encontrei algumas alterações na organização das entradas, para melhor relativamente à 1ª edição do festival, mas ainda assim demoramos bem uns 20 min para conseguir entrar! O espaço do festival também sofreu algumas melhorias em relação ao ano passado, nomeadamente em termos de limpeza e disposição do recinto.

O primeiro concerto que vi foi de Vampire Weekend, na tenda Metro on Stage. Já há uns meses que oiço o álbum homónimo, e filho único, desta banda e se já gostava bastante, vê-los ao vivo foi uma boa surpresa. Não esperava um público tão entusiasta nem uma banda tão comunicativa...talvez fruto da mistura de sonoridades da música que fazem...torna-se impossível não dançar!


Seguiram-se depois os habituais momentos de encontros e desencontros, mais dos primeiros que dos segundos, e por isso apenas ouvi de longe Spiritualized, pelo que me abstenho de comentar!

Mas com o por do sol em fundo, subiram ao palco os The National e esse era um concerto obrigatório para mim! Sou fã, totalmente redendida! Não consegui bilhete para os ouvir em Maio, na aula Magna, mas segundo quem lá esteve, foi um concerto “mais feliz”, que revelou muito mais o potencial da banda.

Acredito que uma sala como a Aula Magna seja mais adequada à sonoridade intimista da banda, mas mesmo assim adorei este concerto!! Mistaken for Strangers, Slow Show, Ada e Mr. November, com Berninger a descer à plateia, são momentos que guardarei na memória!!

Em contraste, seguiram-se os Gogol Bordello. Não tenho palavras para descrever este concerto. Já tinha ouvido alguma coisa desta banda mas conhecia pouco. A minha grande expectativa vinha dos relatos entusiasmados de quem os viu em Paredes de Coura, o ano passado.

E foram relatos verdadeiros...foi um concerto fantástico, vibrante, com o público a formar uma massa única aos saltos!! Muito bom som, muito bom desempenho...mais do que um simples concerto, foi um excelente espectáculo!! É obrigatório ver esta banda ao vivo!!

De seguida, entraram em palco os The Hives. Conheço o The Black and White Album e gosto! Não são o meu som de eleição, é certo, mas aprecio bandas que sabem estar em palco e dar um bom espectáculo e isso é sem dúvida o forte dos The Hives!!

A postura arrogante de quem se autointitula a melhor banda do mundo, pode irritar muitos mas eu pessoalmente adorei ver aqueles suecos em palco, com sotaque sulista, vestidos com fatos pretos e gravatas brancas!! Destaque para Walk Idiot Walk, Hate To Say I Told You So, Tick Tick Boom e Diabolic Scheme.

E pronto, chegava finalmente o tão aguardado momento, o concerto de Rage Against The Machine!!

E foi como se a banda tivesse editado o seu último trabalho ontem, e não há 8 anos atrás! Parecia que das 2 uma: ou o tempo tinha parado nos meus anos de adolescente ou tinhamos regressado ao passado sem dar por isso!! Incrível, tornar a ver Zack de la Rocha e Tom Morello em palco! A mesma energia, a mesma força nas palavras...Foi curioso ver como a mensagem das músicas de RATM continua tão viva e ainda capaz de fazer soltar a raiva na mais pacata das almas!!

Tenho no entanto de admitir, com grande tristeza, que por motivos vários não pude ficar até ao final deste grande, grande concerto =( mas não esquecerei Bullet In The Head. “They say jump, you say how high” continua a ser uma das frases da minha vida!

Resumindo, foi um excelente fim de tarde/noite de concertos, a não esquecer...

O Oeiras Alive! já se tornou um evento obrigatório na minha agenda de Verão...e para o ano haverá mais =D

Prémio Camões 2008

Bem sei que vou atrasado, mas não quero deixar passar em branco a entrega do Prémio Camões 2008 ao escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro. Da sua bibliografia, li apenas um livro, já lá vão uns 7 ou 8 anos (se a memória não me falha): A Casa dos Budas Ditosos. A polémica que na altura rodeou este livro apenas serviu para me aguçar a curiosidade, e realmente não dei o meu tempo por mal empregue, pois foi das coisas mais marcantes que li até hoje. Se é porno-erótico ou não, isso já cabe a cada leitor decidir. Mas deixo aqui uma pérola retirada do livro, quando a autora se refere aos Portugueses em geral (e a um em particular):

«Em suma, os americanos eram uns merdas simpáticos, só eram bonitinhos mas não sabiam trepar, e a maioria, quando queria dizer um palavrão, dizia God e Jesus, imagine um povo que achava palavrão dizer Deus e Jesus, tudo ligado ao puritanismo deles, usar Seu santo nome em vão, essas coisas. (…)
Eles trepavam e diziam oh God, oh God, só me lembra um português, Nuno, um português lindo que foi meu caso uns tempos, José Nuno, lindo. Aliás, fode-se muito bem em Portugal, apesar do que eu suponho ser a opinião generalizada. Mas eu quase nunca gozava com o Zé Nuno, porque, no momento culminante, ele urrava “não t’acanhes, não t’acanhes!”, e meu ponto G acionava um disjuntor no ato, eu entrava em crises de riso e depois roçava na bunda dele, ele adorava, embora fosse machíssimo e todo português, inclusive os veados – paneleiros, para ficar com a usança portuguesa e emprestar alguma cor local à narrativa -, os paneleiros que se juntam nos arredores do Campo Pequeno, onde se fazem ash curridash d’toirosh em L’shboa e vão trabalhar como forcados, que são uma espécie de veados parrudos que vão enfrentar os touros no peito. Em fila, trenzinho, um encostando a bunda no de trás, naturalmente. E depois vão às tascas, aos copos e à veadagem, são veados machíssimos. Vi muitas belas bundas em Portugal, que lá não são chamadas de bundas, mas de cu mesmo, que lá nem é palavrão, veja como são as coisas, grande país subestimado.»

(Texto gentilmente roubado daqui)


Vá pessoal, aproveitem o hype e vão às livrarias comprá-lo (ou pelo menos dar uma espreitadela envergonhada...)

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Estado Social vs. Assistencialismo

O recente caso da Quinta da Fonte teve pelo menos o mérito de "obrigar" o país a ver o óbvio e a discutir soluções para os problemas do actual sistema de apoios sociais aos mais desfavorecidos (e que infelizmente, devido a práticas de fiscalização e implementação pouco eficazes, tem conduzido à proliferação de esquemas iníquos capazes de pôr em causa todas as boas intenções por detrás destas políticas).

Sou totalmente a favor de um Estado Social que garanta um rede de protecção mínima a quem, por um qualquer azar na vida, venha a deparar-se com uma situação de subsistência bastante complicada (nunca se sabe se não poderemos ser nós a necessitar destes apoios). Nesta rede de protecção englobo o RSI, o subsídio de desemprego e restantes prestações sociais.

Agora, é totamente inadmissível e socialmente injusto que alguém que beneficie do RSI (aqui distingo os que realmente necessitam de um determinado "empurrão" numa altura de carência, daqueles que se constituem como autênticos "profissionais" da caça ao subsídio, apesar de estarem totalmente aptos a trabalhar) tenha melhores condições de vida do que muitos cidadãos que se esforçam a trabalhar e a produzir algo de útil à sociedade (quanto mais não seja, porque pagam os impostos decorrentes da(s) sua(s) actividade(s)). Não é possível nem sustentável a existência de subsídios à ociosidade que acabem por desincentivar a procura de trabalho. Penso que esta procupação é transversal à esquerda e à direita (independentemente de uns defenderem a solidariedade e outros a caridade). Isto não é Estado Social, isto são meras políticas de assistencialismo, de atribuição de direitos sem os respectivos deveres (integração na comunidade num patamar minimamente aceitável e cumprimento das mais elementares regras de convivência em sociedade). Nem sequer o país tem dinheiro para estes desvarios, como se vê pelo gradual esmagamento da classe média, incapaz de aguentar mais aumentos de impostos para sustentar o peso excessivo das despesas do Estado.

Há que defender o Estado Social, e sem dúvida que esta deve ser uma preocupação central das políticas de esquerda. Não aspiro a viver numa Lei da Selva, onde apenas sobrevivam os mais fortes. Agora, não posso deixar de criticar um sistema que, apesar das suas evidentes virtudes, cria situações de parasitismo social sustentado por parte da população que, ela própria, também vive com dificuldades. Os princípios da protecção social têm de ser direccionados para aqueles que realmente necessitam, que por questões de saúde ou outras não podem trabalhar ou que já trabalharam e merecem a justa compensação pelo tempo em que o fizeram.

«Hulk» é o avançado-surpresa de Pinto de Costa

Mais um "meia-leca" (1,78m) para juntar ao Farías e ao Lisandro... Mas ao menos o novo reforço do FC Porto aparenta ter arcaboiço, como podem ver na imagem abaixo:


(Foto do jogador, agastado com o treinador do Verdy após substituição aos 65m)

quarta-feira, 23 de julho de 2008

A minha alegre casinha

As minhas desculpas aos leitores deste blogue pelo meu tom mais "cáustico", mas há coisas que me fazem confusão.

António Caria, advogado as famílias ciganas do Bairro da Fonte, diz que "mal do país quando as pessoas não podem estar onde querem nem ir para onde pretendem".

Será que li bem? "Não podem estar onde querem"? Eu por mim até gostava de estar numa vivenda V5 no Restelo, com vista para o Rio e não estou! Porquê, porque apesar de receber um salário acima da média nacional (se rateado para tempo completo, claro), uma vez descontadas as contribuições para a Segurança Social (que faço, outros não) e impostos (que pago, outros não) não possuo um rendimento que me permita adquirir a desejada vivenda - o que faço, vou acampar em frente à CML!

Incrível... valia a pena pensar duas vezes antes de falar, apesar de compreender a posição que assume enquanto advogado.

Em primeiro lugar, e segundo sei, a Câmara de Loures não impediu nenhuma das famílias de ir morar para outro lado. Em segundo lugar, também são livres de comprar/arrendar casa onde bem entenderem - há várias à venda em Alfama, onde moro num pequeno T1, ninguém os impediu. Em terceiro lugar, porque razão é que a Câmara de Loures lhes há-de facultar novas casas quando eles aceitaram mudar na altura para o Bairro da Fonte (confesso que desconheço como foi conduzido o processo)?

O que sei é que a maioria dos Munícipes de Loures não iria perdoar aos seus autarcas uma posição que não o "finca-pé" neste caso, e louvo-os desde já pela coragem demonstrada em assunto tão sensível.

Enfim, vamos ver como a história acaba, até pode ser que no meio disto tudo eu até acabe por receber a tal V5 no Restelo.


Adenda: sobre este tema vale a pena ler a crónica do jornalista Mário Crespo no JN, que já me vai habituando a visões bem mais realistas das coisas.

sábado, 19 de julho de 2008

Mudanças

Estou em processo de mudança para Lisboa (mais concretamente, para S. Vicente de Fora). Apesar de ainda estar meio caótica, deixo aqui as primeiras fotos da minha futura casita:





Bonito, não é?

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Notas sobre o Porto

Após viagem-relâmpago de um dia, por motivos profissionais:

  1. O Alfa Pendular é rápido, mas la dentro um gajo enjoa que se farta
  2. O Metro do Porto é rápido, moderno e eficiente (uma composição de 2 em 2 minutos)
  3. Lisboa devia rapidamente obter o equivalente ao "Andante" ( e não um 7 colinas para cada um dos operadores)
  4. A Casa da Música é bastante bonita, e não, não acho que seja um mamarracho
  5. A Baixa do Porto (pelo menos a envolvente à Rua de Sta. Catarina) parece-me em melhor estado de reabilitação que a Baixa de Lisboa
  6. O Mercado do Bolhão, independentemente de ser transformado ou não num Covent Garden à moda do Porto, precisa urgentemente de obras de requalificação
Ah, e por fim fiquei a sabre o que é um molete.

I'm your man

Ontem à noite, num barzinho de praia, ouvia-se esta música quando me lembrei que estamos a poucos dias do concerto de Leonard Cohen. Como este blog não pode deixar tal coisa passar esquecida, aqui fica o vídeo de hoje!!



If you want a lover
Ill do anything you ask me to
And if you want another kind of love
Ill wear a mask for you
If you want a partner
Take my hand
Or if you want to strike me down in anger
Here I stand
Im your man

If you want a boxer
I will step into the ring for you
And if you want a doctor
Ill examine every inch of you
If you want a driver
Climb inside
Or if you want to take me for a ride
You know you can
Im your man

Ah, the moons too bright
The chains too tight
The beast wont go to sleep
Ive been running through these promises to you
That I made and I could not keep
Ah but a man never got a woman back
Not by begging on his knees
Or Id crawl to you baby
And Id fall at your feet
And Id howl at your beauty
Like a dog in heat
And Id claw at your heart
And Id tear at your sheet
Id say please, please
Im your man

And if youve got to sleep
A moment on the road
I will steer for you
And if you want to work the street alone
Ill disappear for you
If you want a father for your child
Or only want to walk with me a while
Across the sand
Im your man

If you want a lover
Ill do anything you ask me to
And if you want another kind of love
Ill wear a mask for you

terça-feira, 15 de julho de 2008

Gomos de Gelatina

Depois do sucesso que a minha sobremesa fez este fim de semana, sinto-me na obrigação de partilhar a receita, até porque é muito boa e muito muito fácil de fazer =)

Os ingredientes limitam-se a gelatina de laranja e laranjas.

Cortar em metades perfeitas as laranjas e espremê-las, de preferência num espremedor eléctrico, até retirar toda a polpa e sobrar apenas a parte seca dos gomos. Depois de espremidas, limpar o interior das laranjas de forma a que fique o mais uniforme possível e sem aqueles fios e películas dos gomos. Colocar as metades limpas num tabuleiro de forma a que fiquem em equilíbrio, como se fossem taças.

Aquecer 250 ml do sumo de laranja até ficar bem quente mas sem deixar ferver. Dissolver a gelatina no sumo aquecido e juntar mais 250 ml de sumo frio.

Verter a gelatina para as metades das laranjas e levá-las ao frigorífico. O resultado final é o que podem ver na foto abaixo. Pode servir-se nas metades ou, depois de bem solidificado, partir as metades ao meio para ter o efeito de gomos de laranja.

O segredo é saber escolher as laranjas. Devem ser sumarentas, doces qb e não terem a casca muito grossa, se não tornam-se muito mais díficeis de preparar!!

E com isto inaugurei uma nova categoria de posts: as receitas =P

domingo, 13 de julho de 2008

Ontem na Feira da Ladra

Apanhei este diálogo entre um vendedor e um potencial comprador de um aparelho de DVD:

Comprador: "Quanto é que custa esse DVD ?"
Vendedor: "5 euros"
Comprador: "Mas isso funciona em condições?"
Vendedor: "Epá, isso eu não posso garantir. Mas também por 5 euros..."

Não fiquei para ver se o comprador sempre adquiriu o equipamento... Mas se a coisa funcionar até é um belo negócio!

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Porque a crise toca a todos!!

Ora aqui está uma notícia sui-géneris!! Porque a crise já chegou a todos os sectores de actividade, no Estado do Nevada há um bordel que oferece gasolina como forma de atrair clientes durante estes meses, considerados como a época baixa do negócio.

Notícia integral aqui.

Para inglês ver

Tenho a dizer que o estado do tempo de hoje traduz a minha perspectiva do Pais no futuro próximo, nublado com uma forte probabilidade de chuva, ou no nosso caso concreto, estamos mal e provavelmente vamo-nos afundar.

Na minha opinião isto está relacionado com um comportamento que se traduz pela expressão "para inglês ver", que vivemos em Portugal num estado permanente. No meu local de trabalho assisto a isso, e sendo um sector estatal crítico acho abjecto tal acontecer (se por acaso morrer nos próximos dias é porque pretendo efectuar uma queixa a quem de direito).

Mas pior é o que foi hoje noticiado relativamente aos resultados dos exames nacionais de matemática do 9º ano. Face ao que eu vi do exame e aos comentários elaborados pelos professores de matemática o exame em causa foi de um facilitismo absurdo e mesmo assim o saldo final foram 44,9% de negativas. Traduzindo por miúdos significa que mesmo com uma "ajudinha" quase metade dos alunos não é capaz de passar a matemática, e isso é grave, e deixa-me lixado (para não utilizar outro verbo). Devo admitir que vindo de um sistema de ensino estrangeiro isto tudo me parece algo estranho, do mesmo modo que não compreendo como é possível alguém acabar o secundário e candidatar-se à faculdade com nota final 20, quanto mais várias pessoas por ano ficarem nessa situação (claramente devemos ser um povo especial porque tal não ocorre com tanta frequência nos restantes países da Europa).

A nossa sociedade vive numa falácia em que se utilizam diversas artimanhas para simular um estado da nação muito melhor do que o existente.É preciso uma injecção de honestidade no sistema porque senão não saímos da cepa torta.

Hoje estou triste com o pais em que vivo e acho que vocês também deveriam estar. Notem que digo isto não no sentido de "Abaixo o governo" mas sim no sentido "Abaixo a mentalidade mesquinha portuguesa". Queremos ser grandes, ser campeões da Europa em futebol, apresentar factores de crescimento equiparáveis ao resto da UE e no entanto vivemos na mediocridade não só económica mas também intelectual.

Expliquem-me, vocês políticos, qual a razão dos programas e livros do ensino (seja ele qual for) mudam todos os anos?Será que a matemática a esse nível muda de ano para ano, ou a física, ou a química...?

Quando conseguirem responder a esta questão temos um principio sobre o qual podemos começar a trabalhar. Sem bases não se pode avançar.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Inauguração da primeira loja Accessible Portugal


A ACCESSIBLE PORTUGAL é a primeira Agência de Viagens especialmente vocacionada para pessoas com mobilidade reduzida, seus familiares e amigos. É também um projecto notável de uma amiga (a Joana Prates), a qual não posso deixar de felicitar pois vai certamente proporcionar momentos de lazer e bem-estar a pessoas que já enfrentam limitações e barreiras suficientes no seu dia-a-dia.

Daqui a pouco, pelas 17h30 vai decorrer a inauguração da primeira loja, na Rua João Freitas Branco (junto ao Metropolitano do Alto dos Moinhos). Eu irei estar presente, claro.

Dilbert

Por entre as "strips of the day" do Dilbert, que deixei acumular nos últimos dias, descobri esta pérola e descobri também que a última novidade são as tiras animadas. Para quem tiver curiosidade espreitem aqui.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Contas de merceeiro (II)

Depois de se ter prestado à patetice de andar a visitar hipermercados para verificar se as empresas tinham adequado os preços de venda à nova taxa de IVA a 20%, eis que inefável Ministro Manuel Pinho vem garantir que pedirá explicações à Galp por causa do preço de uma botija de gás butano que pelos vistos continua igual ao do mês passado. A coisa até mete a ASAE ao barulho e tudo!

(Fonte: http://www.thinkfn.com/forum/files/galp_gas_179.jpg)


A menos que estejamos a falar de um produto com preço tabelado, não existe qualquer obrigatoriedade de reflectir a baixa do IVA nos preços. Esta é uma decisão dos comerciantes e não do consumidor final. Sabendo que os consumidores estão disponíveis para pagar um valor final correspondente ao IVA a 21%, é até normal que os comerciantes mantenham esse nível de preços.

Se o objectivo do Governo fosse o de garantir um benefício final ao nível dos consumidores , a única medida adequada seria descer o IRS!

Sobre democracia (II)



Goya's Ghosts



Ontem fui ver este filme ao Nimas, em reposição a preço reduzido, no âmbito do Ciclo "Um Ano de Cinema, os melhores filmes estreados entre Junho 2007 e Junho de 2008"

Talvez a maioria de vocês já o tenha visto, por isso não vou tecer longas considerações sobre o mesmo. Gostava apenas de salientar os aspectos que para mim tornam o filme obrigatório:

  • Algumas personagens permitirem uma interessante análise do comportamento humano, em toda a sua incoerência, e o desenrolar da história fez-me pensar como a verdade indubitável de hoje pode ser a mentira de amanhã. Uma vez mais, reforcei a minha ideia de que os extremos se tocam, idênticos na sua essência, já que mais não são do que simples formas de concretizar a imperiosa necessidade que alguns têm de acreditar...seja na Santa Madre Igreja, seja nos ideais da Revolução;
  • O facto de se desenrolar em Espanha, entre os finais do século XVIII e o início do século XIX, durante um importante período histórico, muito conturbado e marcado pela dura Inquisição Espanhola e as violentas invasões Francesas;
  • As interpretações fantásticas de Javier Bardem (a cada filme que passa mais considero este homem um excelente actor) e de Natalie Portman.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Por vezes também me foge a boca para a verdade


"A Administração Bush pediu desculpa à Itália e ao primeiro-ministro Sílvio Berlusconi pelo “erro muito infeliz” de ter feito distribuir durante a cimeira do G8 uma biografia deste último em que o apresentava como “um dos mais controversos líderes na história de um país conhecido pela corrupção governamental”."

Funny Games

Está actualmente no cinema um remake americano do filme alemão de 1997 "Funny Games". Recomendo vivamente ver o original com atenção, apesar de não ser um filme para os mais sensíveis à violência psicológica. Quanto ao remake não sei mas pelo resumo que li está idêntico ao original portanto não compreendo a razão de o ter feito, principalmente tendo em conta que o original têm 11 anos...Quem o fôr ver que depois me diga qual a sua opinião.

PS: Aqui está o link para o resumo do filme
http://cinecartaz.publico.clix.pt/filme.asp?id=197674

Descida à Terra

500 aéreos??? Sendo assim fiquem lá com ele em stock, que da minha parte não vêm nem um tostão... Gatunos!


(Mas olhem bem lá para ele, que o raio da coisa é mesmo gira e combina mesmo muito bem com a palma da minha mão... Aceitam-se doações caridosas aqui para o je)

The letter and the spirit of the Law

Porque muitos são os casos em que se obedece à letra da Lei e se esquece o seu espírito...com resultados tão ou mais patéticos do que este...

"L'absinthe" by Edgar Degas

Desde pequena que gosto muito de pintura e desde há muito que gosto de Degas e deste quadro, apesar de não gostar nada de absinto =P

L'absinthe, 1876 - Musee d'Orsay, Paris

Para um pouco de história sobre esta obra, clicar aqui.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Há que ver as coisas em perspectiva...

Os meus colegas de Blog têm estado entretidos numa saudável discussão sobre o festival Oeiras Alive 2008 e a aguardada presença de uma banda que eu nem sabia que ainda dava acordes...

Meus senhores, como é possível gastar tempo e dinheiro com algo menor, sabendo que esta menina vai estar no próximo dia 11 no Cooljazzfest (mesmo ali ao lado...)?



É que para além de cantar muitíssimo bem, ainda por cima é linda de morrer... O meu bilhete já cá canta (só falta pagar mesmo, mas eu não sou de calotes)!

Oeiras Alive!08 - II

Em resposta ao comentário do Teco sobre o meu último post, aqui ficam os vídeos de "Killing in the Name" e de "Bulls on Parade", directamente dos early 90's! Rage Against the Machine, para ouvir na próxima 5ªfeira à noite!



sábado, 5 de julho de 2008

Cuidado com alguns Biocombustíveis (II)


Já o tinha alertado aqui, e regresso ao tema numa altura em que o número de vozes críticas desta solução tem vindo a aumentar. Deixo mais duas notas para a discussão acerca dos biocombustíveis (e em particular os chamados agrocombustíveis), e muitas críticas a uma solução que longe de ser a panaceia, acaba por ter efeitos secundários bastante mais graves do que aqueles que pretende combater.

Primeiro temos a publicação de um relatório (supostamente) confidencial do Banco Mundial, responsabilizando os biocombustíveis pela crise alimentar já que estes conduziram a um aumento nos preços dos alimentos de 75% desde 2002.

De seguida temos um estudo da Science afirmando que a produção de biocombustíveis a partir de terras agrícolas está afinal a contribuir para o aumento das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, ao invés de permitir a sua redução.

Não querendo colocar todos os agrocombustíveis no mesmo saco (o etanol produzido no Brasil através da cana-do-açúcar deixa o congénere produzido a partir do milho americano a léguas, em termos de eficiência energética e de impacte ambiental), penso que esta é a melhor altura para os Governos Europeus reverem as suas metas de crescimento para este tipo de combustíveis.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Sobre democracia

Hoje ao ler um jornal vi a seguinte citação que me fez pensar. Um certo presidente de um pais da África subsahariana descrevia Robert Mugabe como um "herói da democracia"...
Claro que tive de me castigar por não ter ainda comprado um poster do dito senhor Mugabe para pendurar na parede que tenho em casa dedicada aos heróis da democracia e onde já se encontram alguns dos maiores homens dos nossos tempos como Sílvio Berlusconi ou George Bush e de tempos passados como Perón ou Salazar....
Enquanto me dirigia à loja mais próxima para completar a minha colecção comecei a pensar como poderia evitar uma semelhante situação. Eis a brilhante conclusão a que cheguei e que me permitirá a mim e aos caros leitores deste blog nunca mais serem apanhados em falso quando surgir um novo herói da democracia. Eis sem mais demora o meu guia "10 pontos para reconhecer um herói da democracia":

1-Acusar os lideres da oposição de corrupção e de se terem vendido a potências externas.
2-Eliminar a liberdade de expressão.
3-Proibir manifestações que não sejam de apoio ao seu movimento político.
4-Queimar as sedes dos partidos da oposição.
5-Prender os apoiantes da oposição.
6-Matar os apoiantes dos opositores políticos.
7-Matar os jornalistas que tentem passar a ideia tola que se está a viver numa ditadura.
8-Prender os lideres da oposição.
9-Assassinar os lideres da oposição.
10-Ganhar umas eleições onde se é candidato único.

Uma breve análise mostra que em Portugal ainda não temos nenhum herói da democracia, mas nada temam porque o Sr João Jardim têm andado a treinar e pode ser que consiga transmitir a sua experiência a alguém.

The Muppets - Mahna Mahna

Happy Independence Day!

Oeiras Alive!08

Porque falta uma semana e porque este ano, claro, lá estaremos outra vez =) aqui ficam os sons de duas bandas que quero ouvir no Oeiras Alive!!

Cansei de Ser Sexy

boomp3.com

boomp3.com

Spiritualized

boomp3.com

boomp3.com

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Love burns brighter than sunshine

Porque hoje me sinto inspirado, uma música da qual gosto (e muito), que faz parte da banda sonora de um filme chamado "A lot like love". E é dedicada a ti, sayangku...


Aqualung - Brighter than sunshine

I never understood before

I never knew what love was for
My heart was broke, my head was sore
What a feeling

Tied up in ancient history
I didnt believe in destiny
I look up you're standing next to me
What a feeling

What a feeling in my soul
Love burns brighter than sunshine
Brighter than sunshine
Let the rain fall, i don't care
I'm yours and suddenly you're mine
Suddenly you're mine
And it's brighter than sunshine

I never saw it happening
I'd given up and given in
I just couldn't take the hurt again
What a feeling

I didn't have the strength to fight
Suddenly you seemed so right
Me and you
What a feeling

What a feeling in my soul
Love burns brighter than sunshine
It's brighter than sunshine
Let the rain fall, I don't care
I'm yours and suddenly you're mine
Suddenly you're mine

It's brighter than the sun
It's brighter than the sun
It's brighter than the sun, sun, shine.

Love will remain a mystery
But give me your hand and you will see
Your heart is keeping time with me

What a feeling in my soul
Love burns brighter than sunshine
It's brighter than sunshine
Let the rain fall, I don't care
I'm yours and suddenly you're mine
Suddenly you're mine

I got a feeling in my soul ... [repeat chorus to end]

Será hoje, pelas 18h30 no Chiado

Um Olhar Sobre a Pobreza - Vulnerabilidade e exclusão social no Portugal contemporâneo

de Alfredo Bruto da Costa (coordenador), Isabel Baptista, Pedro Perista e Paula Carrilho

"Em Portugal, a pobreza continua, de modo geral, a ser entendida como fenómeno residual e periférico. Os programas de combate à pobreza têm sido, igual e maioritariamente, residuais e periféricos (...)

Com efeito, durante pelo menos um dos anos do período entre 1995 e 2000 passaram pela pobreza 46% de portugueses (...)

Este livro põe em evidência que a pobreza, enquanto problema persistente da sociedade portuguesa, exige soluções que dependem não apenas de políticas sociais, certamente indispensáveis, mas também da política económica."

Lançamento no Centro Nacional de Cultura dia 3 de Julho pelas 18.30.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Verão em Lisboa

Pelo menos ontem à noite foi assim:


(Miradouro da Graça: foto retirada daqui)

terça-feira, 1 de julho de 2008

Lembram-se?

Entrevista a Ricardo Reis 2007-08-29 00:05

Num mês não se falará nesta crise do crédito

A nova estrela da economia nacional, Ricardo Reis, de 27 anos, fala sobre o momento económico: “é uma crise de liquidez e não financeira”, explica o professor na universidade americana de Princeton.

Podem ver a entrevista completa aqui.

Gostava mesmo de saber qual a opinião actual de Ricardo Reis...

Adenda: Para minha surpresa acabei por ser informado pelo próprio Ricardo Reis que efectivamente o título da entrevista foi completamente retirado do contexto, algo que uma leitura atenta da mesma permitiria perceber. As minhas desculpas ao visado, pelo lapso.