quarta-feira, 4 de junho de 2008

FC Porto de fora da Liga dos Campeões

O FC Porto, condenado por dois actos de tentativa de corrupção pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), foi excluído da Liga dos Campeões durante o período de um ano.

Tenho andado a evitar escrever sobre este triste caso, mas depois das notícias de hoje não posso calar mais a revolta.

A ausência da Liga dos Campeões vai custar muito mais do que os danos na imagem (provavelmente irreparáveis) que a instituição FC Porto já está a sofrer ao estar associada a suspeitas de corrupção. Para além dos prémios de participação, receitas de TV e publicidade, existe também um risco sério de a massa salarial associada ao plantel se tornar demasiado elevada para as possibilidades financeiras de um clube que de repente se vê amputado da sua fonte de receita principal, levando a êxodos semelhantes ao de Paulo Assunção (como se pode ver aqui). Quem fala de Lucho, fala de Lisandro, Quaresma, Bruno Alves, etc... Neste caso as perdas serão muito mais difíceis de contabilizar, mas não menos graves pois o clube acaba por perder a espinha dorsal da melhor equipa Portuguesa nos últimos anos.

O mínimo que espero é que os elementos da SAD que optaram por uma estratégia jurídica ruinosa, ao aceitar a punição para o clube por parte da Liga, com a consequente perca de 6 pontos na época em curso ao invés de os perder na época seguinte assumam as suas responsabilidades e se demitam. Tacitamente, este gesto foi a admissão de culpa efectiva por parte do clube, por mais que tentem agora dourar a pílula afirmando que a inocência está defendida com o recurso de Pinto da Costa, e foi a base que levou à decisão da UEFA.

Também é necessário perceber como foi possível acreditar ingenuamente que o FC Porto não seria usado como exemplo pela UEFA, organismo que alterou recentemente os seus regulamentos após os escândalos relacionados com os clubes italianos (Juventus, Milan...).


PS - esqueçam as teorias da cabala a partir de Lisboa para "tramar" o FCP. Se o clube está nesta situação é por culpa própria.

2 comentários:

Manuel de Panóias disse...

éna pá, o mesmo comentário em 3 blogues... é propangandístico.

Anónimo disse...

É porque a minha opinião sobre o tema não muda consoante o poiso onde escrevo :)