quarta-feira, 11 de junho de 2008

Retrato do meu feriado

10 de Junho: feriado nacional, dia de calor e nós sem sabermos bem o que fazer. Apetecia-nos passear mas longe da confusão dos locais habituais. "E que tal irmos ver o Alqueva, esse que é o maior lago artificial da Europa?!" "Huumm...bora lá!"

Ponte 25 Abril, A2, saída para a A6, saída para a nacional 114 em direcção a Évora e daí pela nacional 256 até Reguengos de Monsaraz, onde parámos para almoçar uns deliciosos secretos de porco preto num restaurante na praça da Igreja Matriz!

Igreja Matriz de Reguengos de Monsaraz

Seguimos então pela estrada nova, a R255, construída especialmente para dar acesso à Barragem. Só pela envolvente vale a pena fazer este traçado: olivais e vinha até perder de vista!
E em meia hora chegamos!

Já tinha estado no Alqueva (na barragem, porque confesso que nunca passei na aldeia que dá o nome à mesma) em finais de 2002, numa visita de estudo ainda durante os trabalhos de construção. Levei as fotos que tirei na altura e estivemos a comparar, num verdadeiro exercício de "antes e depois". É realmente impressionante porque por muito que façamos previsões e tracemos cenários nada se compara a ver o acto consumado: barragem totalmente construída e cota máxima atingida. Só penso como será quando estiverem todos os subsistemas construídos e operacionais!

Barragem e Central Hidroeléctrica de Alqueva

Rio Guadiana a montante da Barragem (ilhota formada com o enchimento da albufeira)

Rio Guadiana a jusante da Barragem

Vista a barragem resolvemos voltar pela estrada antiga que passa por Monsaraz, novamente por entre olivais e vinha! De realçar as grandes extensões de novos olivais, plantados de forma organizada e de modo a permitir a apanha mecânica da azeitona, o que permite tornar o produto final mais barato e muito mais competitivo!

Sempre a subir, chegámos a Monsaraz, uma vila linda, encantadora...nem tenho palavras!! Erguida no alto de um monte, dentro das muralhas do castelo, tem uma vista esplêndida sobre a planície alentejana e o Rio Guadiana.

Porta das muralhas de Monsaraz

As ruas de xisto escuro fazem um contraste engraçado com o casario branco. Há recantos lindos a cada esquina!

Rua Direita

Rua perpendicular à Rua Direita

Rua paralela à Rua Direita

Do alto do Castelo creio que se consegue ter uma das melhores vistas sobre aquelas que agora são designadas por Terras do Grande Lago Alqueva.

Castelo de Monsaraz

Vista do Castelo sobre as Terras do Grande Lago Alqueva

Igreja de São Bento (em Monsaraz mas fora das muralhas)

Para ganharmos ânimo para nos fazermos de novo à estrada, acabámos a ver o por do sol numa esplanada logo à entrada das muralhas. É uma antiga casa rural adaptada e serve um vinho tinto alentejano fantástico, acompanhado por um queijo alentejano servido em finas fatias de um delicioso pão alentejano...tudo regional =)

E pronto, de regresso ao mundo real, com o preço dos combustíveis em alta, bloqueios de camionistas, filas intermináveis nos postos de abastecimento...enfim, pode ser que o Santo António nos valha :(

Sem comentários: