Às 10:46, no Jornal de Negócios:
"A BP, segunda maior petrolífera da Europa, anunciou que os lucros referentes ao quarto trimestre de 2007 cresceram 53% devido à subida dos preços do petróleo."
Às 11:46, no mesmo Jornal de Negócios:
"O grupo petrolífero britânico BP prevê reduzir cinco mil postos de trabalho devido aos maus resultados de 2007. No ano passado, a BP registou um lucro de 17,2 mil milhões de dólares, o que representa uma queda de 22% face a 2006."
Portanto, deixa lá ver se percebi:
1- O barril de petróleo aumenta o custo, logo os lucros da empresa aumentam. Consequentemente, os gestores aumentam os seus bónus e remunerações acompanhando o nível de crescimento dos lucros (eventualmente um pouco mais para premiar a sua competência).
2 - O valor do barril de petróleo diminui, logo os lucros da empresa, apesar de serem na casa dos milhares de milhões de dólares, diminuem face aos do ano anterior. A gestão certamente terá sido menos eficiente e menos produtiva. O que fazem os administradores? Reduzem os seus prémios e remunerações? Não, despedem trabalhadores...
Acredito no capitalismo e nos benefícios de um mercado aberto. Mas que raio de sistema capitalista é este? Quanto tempo acreditam que as pessoas irão tolerar estas notícias sem nada fazer?
terça-feira, 5 de fevereiro de 2008
Há aqui qualquer coisa que me escapa
Publicado por Anónimo às 12:04
Etiquetas: Economia, Internacional
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário