terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Há aqui qualquer coisa que me escapa

Às 10:46, no Jornal de Negócios:

"A BP, segunda maior petrolífera da Europa, anunciou que os lucros referentes ao quarto trimestre de 2007 cresceram 53% devido à subida dos preços do petróleo."


Às 11:46, no mesmo Jornal de Negócios:

"O grupo petrolífero britânico BP prevê reduzir cinco mil postos de trabalho devido aos maus resultados de 2007. No ano passado, a BP registou um lucro de 17,2 mil milhões de dólares, o que representa uma queda de 22% face a 2006."


Portanto, deixa lá ver se percebi:

1- O barril de petróleo aumenta o custo, logo os lucros da empresa aumentam. Consequentemente,
os gestores aumentam os seus bónus e remunerações acompanhando o nível de crescimento dos lucros (eventualmente um pouco mais para premiar a sua competência).

2 - O valor do barril de petróleo diminui, logo os lucros da empresa, apesar de serem na casa dos milhares de milhões de dólares, diminuem face aos do ano anterior. A gestão certamente terá sido menos eficiente e menos produtiva. O que fazem os administradores? Reduzem os seus prémios e remunerações? Não, despedem trabalhadores...

Acredito no capitalismo e nos benefícios de um mercado aberto. Mas que raio de sistema capitalista é este? Quanto tempo acreditam que as pessoas irão tolerar estas notícias sem nada fazer?

Sem comentários: